free web
stats

Intervenção em 3 túneis da Linha da Beira Alta concluída

img : InvictaHOG

img : InvictaHOG

Foram dados como concluídos os trabalhos de reabilitação dos túneis de Carpinteiros, Portinhas e Pequeno Salgueiral, na linha da Beira Alta. A intervenção visou prolongar o ciclo de vida útil daquelas infraestruturas ferroviárias, informou a REFER.

Sobre a acção de manutenção e conservação  o gestor de infraestrutura avançou terem sido executados trabalhos de: ”  alegramento e refechamento das juntas de alvenaria de granito no interior e nos portais; execução de drenagens transversais com colocação de geodrenos na abóbada e hasteias; limpeza e reparação do sistema de drenagem longitudinal no interior e nas zonas contíguas exteriores “.

Os túneis intervencionados situam-se no concelho da Mealhada, na Linha da Beira Alta, ao km 58,756 o túnel de Carpinteiros, ao Km 60,542 o túnel de Portinhas e do Pequeno Salgueiral ao Km 61,115. Remontam a 1882, ” são obras de arte em alvenaria de pedra de granito, com um comprimento total de 58 metros (Carpinteiros), 76 metros (Portinhas), e de 103 metros (Pequeno Salgueiral), e permitem o atravessamento de parte do sistema montanhoso do Luso-Buçaco, que é complementado por mais seis túneis “, assinala o gestor.

No âmbito desta intervenção de manutenção e conservação, a fiscalização da obra, coordenação de segurança, e o acompanhamento técnico, nas áreas de qualidade e ambiente foram asseguradas por meios internos da REFER. Os trabalhos estiveram a cargo da Empresa Tecnasol, SA, tendo a obra rondado um investimento associado de cerca de 145 000,00 euros.