free web
stats

António Ramalho já é presidente da REFER

img: Roberto Santorini

img: Roberto Santorini

O presidente da Estradas de Portugal (EP), António Ramalho é deste dia 1 de Janeiro de 2015 também presidente da REFER. A decisão ficou confirmada na passada quarta feira, dia 31 de Dezembro de 2014, em reunião do Conselho de Ministros que designou os novos membros do conselho de administração da REFER. Uma decisão que não equacionou a continuidade de Rui Loureiro.

A resolução avança também que ” foi ouvida a Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente sobre estas nomeações “, confirmando a extensão da administração da Infraestruturas de Portugal à REFER. O quadro conjunto passa a compreender  presidente, um vice-presidente e cinco vogais.

Dão assim desde esta quinta feira corpo à estrutura administrativa da REFER o antigo presidente da CP, António Ramalho como  ” Presidente do Conselho de Administração conjunto das duas empresas. Para o cargo de Vice-presidente da REFER e Vogal da EP é nomeado o Eng.º José Ribeiro dos Santos e como Vice-Presidente da Estradas de Portugal e Vogal da REFER o Dr. José Serrano Gordo. Foram designados também como Vogais do Conselho de Administração das duas empresas a Eng.ª Vanda Nogueira, o Dr. Alberto Diogo, o Dr. José Carlos Osório e o Dr. Adriano Rafael Moreira “, avança o gestor ferroviário sobre a equipa que deverá confirmar até Fevereiro a fusão da REFER e EP.

A presente resolução, que define composição do Conselho de Administração conjunto, vem na sequência da aprovação a 3 de Abril de 2014,  ” do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI3+), que consagra, entre outras matérias, a criação de uma única empresa de gestão de infraestruturas de transportes em Portugal “, assinala a EP, onde destaca o facto de que são ” são integrados pelos mesmos administradores, que exercem funções em regime de acumulação, tendo sido estabelecido que os administradores auferem apenas uma remuneração e não beneficiam de qualquer remuneração adicional “.

. Breve resumo do Curriculum Vitae dos membros do Conselho de Administração conjunto:

António Ramalho

Presidente do Conselho de Administração da Estradas de Portugal desde abril de 2012.

Exerceu cargos de administração, desde 1993, no Banco Pinto & Sotto Mayor, no Banco Totta & Açores, no Crédito Predial Português e no Banco Chemical Finance, com responsabilidade nas áreas do Planeamento Estratégico, Marketing Operacional e Controlo de Gestão. Foi também membro da Comissão Executiva do Grupo Santander Totta em Portugal e, mais recentemente, no Banco Comercial Português, onde foi vice-presidente do Conselho de Administração até Fevereiro de 2012.

No setor dos transportes foi administrador financeiro da RAVE (2004) e Presidente do Conselho de Gerência da CP (2004 a 2006). Desempenhou ainda funções de gestão no setor financeiro entre 2006 e 2010.

José Serrano Gordo

Vice-Presidente do Conselho de administração da Estradas de Portugal desde julho de 2012.

Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISCTE – Lisboa possui várias Pós Graduações em liderança e gestão assim como diversos cursos de gestão executiva, nomeadamente na London Business School, no INSEAD e na Kellog’s Business School em Chicago.

Presidente da BP Portugal até 2010. Antes exerceu cargos de Alta Direção em Portugal, Espanha, França e no Reino Unido.

José Ribeiro dos Santos

Vice-presidente do Conselho de Administração da REFER desde agosto de 2012.

Desde março de 2013 que assume igualmente os cargos de Vogal do Conselho de Administração da REFER Telecom e REFER Património.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, com especialidade em Vias de Comunicação.

Foi presidente do conselho de administração no IEP – Instituto de Estradas de Portugal entre novembro de 2002 e setembro 2003. Posteriormente assumiu o cargo de deputado na Assembleia da República, foi administrador da RAVE entre janeiro de 2004 e dezembro de 2005 e assessor do C.A. da estradas de Portugal. Possui igualmente experiência na administração de empresas do sector privado.

Vanda Nogueira

Vogal do Conselho de Adminstração da Estradas de Portugal desde julho de 2012.

Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, possui um MBA da Universidade Nova de Lisboa.

Exerceu até à data as funções de Principal no escritório de Lisboa da A.T. Kearney, tendo ingressado na firma em 1998.

A sua experiência profissional tem sido focada nas áreas de estratégia, organização e reestruturação, nos sectores dos Transportes e Infraestruturas, Governo e Bens de Consumo & Retalho.

Alberto Diogo

Vogal do Conselho de Administração da REFER desde agosto de 2012.

Desde novembro de 2012 que assume também o cargo de Vogal do Conselho de Administração da REFER Engeneering.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa possui uma vasta experiência em cargos de direção e gestão dentro da REFER bem como, anteriormente, na EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S.A..

José Carlos Osório

Membro da Comissão de Planeamento do processo de fusão das empresas Refer E.P.E. e EP-Estradas de Portugal S.A..

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Possui larga experiência em cargos de gestão e organização na área do imobiliário tanto em empresas no setor privado bem como responsabilidades em organizações públicas como a Ordem dos Arquitetos.

Adriano Rafael Moreira

Deputado na Assembleia da República desde 2009.

Licenciado em Direito possui pós-graduações em Direito Penal Económico e Europeu e em Contratação Pública e Executive Master Gestão para Juristas.

Em 2008 e 2009 foi assessor do Conselho de Administração da REFER – Rede Ferroviária Nacional, E.P.E.

Anteriormente foi Vogal nos Conselhos de Administração da CP – Caminhos de Ferro Portugueses, E.P., da TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE e da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamentos Ferroviários, SA (em representação do acionista CP)

.