free web
stats

Lego – Comboio Histórico do Douro

históricoDouroLEGOsergio O projeto do Comboio Histórico do Douro, demorou cerca de 1 ano a ser concretizado, desde a sua idealização ao desenvolvimento e modelo final, totalmente construído em peças Lego.

A principal referência inicial para a construção foi a locomotiva a vapor 0186.

Este foi um dos projetos de maior exigência a nível técnico, de modo a fazer corresponder, com o maior rigor o modelo à escala real a uma escala de Lego minifigura.

Entre as várias técnicas utilizadas, o realce vai para a construção através da técnica avançada de SNOT (em inglês, studs not on top), que é deste modo identificada, entre os construtores de Lego, quando os pinos das peças estão em direções menos convencionais como de lado ou para baixo, ao contrário do que é por norma, com os pinos para cima.

históricoDouroLEGOsergio_Entre outros detalhes importantes, a construção da caldeira, que é efetuada em esquina arredonda, com a colocação das peças de lado de modo a transmitir uma forma cilíndrica.

As bossas foram construídas com antenas parabólicas do tema Space e os batentes/atropeladores com sabres do tema Star Wars, tendo sido utilizada, igualmente, peças como binóculos, flores, braços de robots, turbinas de naves, mangueiras flexíveis para fazer os detalhes de mecânicos e de canalização.

As bielas foram totalmente construídas com peças da linha Technic.

Devido à necessidade de flexibilizar os eixos para curvarem de forma segura, foram usadas borrachas Lego para garantir a devida estabilização dos eixos.

Este modelo possui um motor de 9v (nos últimos dois eixos), garantindo assim uma circulação autónoma em carris eletrificados, assim como a possibilidade de juntar mais vagons sejam de transporte de pessoas ou carga.

Devido à sua dimensão, foi acrescentado um Sentinel preto, igualmente motorizado, embora na realidade este fosse usado apenas em caso de avaria.

comboioHistLEGOsergioNesta réplica, o Sentinel funciona como unidade de apoio, garantindo mais força ao comboio na circulação.
Aliás, devido à força que transmite ao modelo e sendo em preto, o maquinista do modelo tem que ser a figura do Darth Vader.

Para além das locomotivas, a restante composição é composta por 5 carruagens idênticas, 2 delas em verde escuro e com os interiores brancos, sendo as restantes 3 em castanho, havendo especial cuidado na escolha dos vários tons castanho para simular a madeira.

Toda a parte lateral das carruagens é em construção SNOT, utilizando tiles (peças lisas sem pinos), originando assim um pequeno espaçamento entre elas e que transmita uma real imagem de tábuas em madeira.

Para simular os galinheiros foram utilizada janelas do tema castelo, assim como, bandeiras do tema piratas, para a plataforma que permite os passageiros passarem de carruagem para carruagem.
Sendo esta uma construção insólita, a viagem inaugural tinha que ter como personagens os não menos insólitos vampiros, ET,s etc.

Construção e Texto : Sérgio Batista

. * Comboio Histórico do Douro *

.