free web
stats

BRAGA BRInCKa 2014 review

BrinLEGOdn_03Numa altura em que a PLUG se prepara para participar na Locomodels_Expo de Alverca, a webrails.tv recorda a  passagem por Braga e recupera um artigo que não teve oportunidade de ser publicado. Assim aproveita para retomando a conversa tida então com o Alexandre Ribeiro, autor do Estádio AXA em LEGO®, e com Jorge Reis, o associado da PLUG, Portuguese LEGO Users Group, também conhecida como a Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO®.

A InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica, EM, e a PLUG – Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO®, organizaram entre 17 e 19 de Outubro de 2014 a maior exposição ibérica de construções LEGO® no Parque de Exposições de Braga.

BrinLEGOdn_02Como tem sido habitual nestes eventos, houve uma forte componente de Comboio LEGO® presente também nesta edição, e inclusive estiveram presentes os modelistas do grupo de Módulos de Comboios do Norte, ali fazendo mais um dos seus Encontros de Modelismo, ajudando assim a definir o tom carrilano no espaço Bracarense. Um excelente incentivo à visita, que se espera voltar a acontecer na próxima edição, foi o resultado do protocolo com a CP que permitiu aos visitantes da BRAGA BRInCKa 2014 beneficiarem de um bilhete nos Comboios Urbanos do Porto por apenas 2 euros, bilhete este a preço especial e que garantia a ida e volta a partir de qualquer Estação ou Apeadeiro servidos por estes Comboios.

Numa altura em que a PLUG se prepara para participar na Locomodels_Expo de Alverca, a webrails.tv recorda a  passagem por Braga desta vez duma forma mais abrangente e não tão detalhada, retomando o assunto com a conversa tida então com o Alexandre Ribeiro, autor duma das peças em destaque nesta exposição, o Estádio AXA em LEGO®, e ainda com Jorge Reis, o associado da PLUG, Portuguese LEGO Users Group, também conhecida como a Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO®.

. AFOL PLUG – Alexandre Ribeiro

AFOL PLUG – Jorge Reis

.

BrinLEGOdn_04Se não teve oportunidade de visitar esta que foi a maior exposição LEGO® da península ibérica, saiba que mantendo-se no mesmo Distrito mas rumando um pouco mais a Sul, poderá com alguma frequência encontrar no Museu do Caminho-de-Ferro em Lousado alguns eventos de modelismo em que o Comboio LEGO® marca presença, com maquetas dedicadas e assim como com algumas construções LEGO® de alguns membros do PLUG que versão estas e outras temáticas, juntamente com um grande património histórico do tempo do Vapor e das Via Estreitas do Caminho-de-Ferro no Grande Porto.

BrinLEGOdn_00O Museu de Lousado está localizado nas antigas Oficinas da Estação de Caminho-de-Ferro de Lousado, fica na bifurcação da Linha do Minho com a Linha de Guimarães, entre Famalicão e a Trofa, e tem entrada livre todos os dias. Também tem acesso facilitado deslocando-se de carro pela EN14 para Braga ou pela EN105 para Guimarães, mas com o Comboio à porta certamente este será a melhor opção para lá chegar.

Daniel Nogueira