free web
stats

Nova Estação Técnica na Linha do Sul operacional

PortofSinesAccessEncontra-se operacional a nova Estação Técnica de cruzamento de comboios, ao km 118,500, da Linha do Sul, entre a Estação de Canal Caveira e o Apeadeiro de Azinheira dos Barros. A construção vem promover as condições de exploração de comboios de mercadorias com origem/destino no Porto de Sines.

A execução deste empreendimento, situado no concelho de Grândola, tem como ” objectivo o aumento da capacidade do itinerário Sines – Ermidas – Grândola e reforço das condições de exploração de comboios de mercadorias com origem e destino no Porto de Sines – alcançada nomeadamente por viabilizar o cruzamento de comboios de 750m de comprimento, “ destacando ainda a REFER que são de esperar significativos ganhos ambientais, e o incremento da fiabilidade e segurança ferroviária com esta obra.

A REFER informou também que o ” traçado da Estação Técnica, apresenta uma extensão de 1,1 km, electrificado e dotado de sinalização electrónica, desenvolve-se paralelamente à Linha do Sul, ” o que possibilitou o desenrolar da empreitada sem grandes interferências na regular exploração ferroviária. A obra já em exploração representou  um investimento de 4 milhões de euros, e decorreu no segundo segundo semestre de 2014.

.

O projeto englobou as empreitadas de construção civil, via e catenária, adjudicada ao consórcio Somafel/Conduril; a empreitada de sinalização eletrónica adjudicada à Siemens, SA; a empreitada de instalação do Sistema de Controlo Automático de Velocidade, adjudicada à Bombardier Transportation Portugal, e, instalação dos Sistemas de Telecomunicações, que foi assegurada pela REFER Telecom, empresa do Grupo REFER. Bem como a gestão, coordenação, fiscalização, coordenação de segurança em obra e assessoria técnica, da empreitada assegurada pela REFER Engineering, também ela empresa do Grupo REFER.

.