free web
stats

Nova passagem superior pedonal no Apeadeiro de Bencanta

Logomarca_REFERA REFER concluiu os trabalhos relativos à empreitada de construção da passagem superior de peões no Apeadeiro de Bencanta (Coimbra), ao km 215,179, da Linha do Norte.

Esta intervenção viabilizou a supressão do atravessamento de nível existente neste apeadeiro que apresentava um risco elevado devido às velocidades praticadas, número de circulações e utilizadores, e onde, não obstante as ações de mitigação entretanto desenvolvidas, com instalação de sinalética e dotação de anúncios automáticos à aproximação dos comboios, se tinham registado acidentes, alguns dos quais fatais.

A empreitada, prevista no Protocolo de Colaboração Técnico-Financeira celebrado entre a REFER e a Câmara Municipal de Coimbra, visando a supressão das passagens de nível na Linha do Norte existentes naquele concelho, foi adjudicada à empresa Sociedade de Construções Teodoro Valente, Lda., com um investimento associado de 348 mil euros.

A gestão, coordenação e fiscalização da obra foi assegurada pela REFER Engineering, empresa do Grupo REFER.

Os trabalhos incluíram a construção de uma passagem superior pedonal em estrutura metálica dotada de escadas e de elevadores, com ligação à passagem superior de peões sobre a EN 341 e Avenida Prof. Mário Silva, situada nas proximidades do apeadeiro, assim como a criação de um parque de estacionamento.

Esta ação inscreve-se no Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível que a REFER tem em curso desde 1999, e que permitiu suprimir mais de 65% das PN existentes e melhorar as condições de segurança em cerca de 700 das que subsistem, com um investimento global na ordem dos 350 milhões de euros, tendo em vista a redução do número de acidentes e vítimas nestes atravessamentos.