free web
stats

REFER Engineering sedimenta posição em Moçambique

mzMoatizeRaulTomeA REFER Engineering prepara-se para fortalecer a presença em Moçambique. Para além das contratualizações já asseguradas naquele país de expressão portuguesa, a empresa do Grupo REFER posiciona-se para assumir mais contractos de assistência técnica e projectos de execução, num 2015 que espera positivo.

Segundo a REFER Engineering: ” encontram-se em fase de adjudicação mais três prestações de serviço, relativas a assistência técnica e projectos de execução, e perspectiva-se a encomenda de outras prestações de serviço ao longo do ano de 2015.” 

O actual momento, informa a empresa, ” vem dar continuidade ao trabalho iniciado em 2013,” que resulta da ligação com a PROFICO, uma empresa na área da fiscalização e consultadoria. A parceria têm ” vindo a realizar diversos estudos e projectos para a empresa extractora brasileira VALE, que detém concessões para a extracção de carvão nas minas de Moatize, “ situadas na província de Tete, na região centro de Moçambique.

Em 2014 as prestações de serviços contratualizadas à REFER Engineering envolveram maioritariamente as especialidades de via-férrea e terraplanagem. Serviços que se centraram essencialmente nas secções 6 e 7 do “Corredor de Nacala”, ao longo de cerca de 590 km nas províncias de Niassa e Nampula. O corredor ferroviário liga as minas de Moatize ao Porto de Nacala via Malawi. Estas secções encontram-se em exploração ferroviária.

Ainda neste âmbito a REFER Engineering revela que foram desenvolvidos Estudos Prévios e Projectos de Execução de ” 27 estações, quatro parques de manutenção, e 10 variantes, ” para numa extensão total de 160 km. E o Estudo de Viabilidade de uma variante à cidade de Nampula, perfazendo um total de 130 km de corredores alternativos estudados.

A presença em Moçambique é uma experiência que a empresa portuguesa de engenharia ferroviária assinala com importância, uma vez que têm concedido ” reconhecimento das suas competências em engenharia ferroviária, consolidando junto de clientes internacionais a sua experiência e capacidade de resposta em intervenções de grande escala, com diversos condicionalismos técnicos e operacionais. “ Factores que valorizam a carteira de soluções, na área da consultoria e engenharia de transportes especializada no sector ferroviário, que a REFER Engineering se tem posicionado para oferecer