free web
stats

APAC promove Ciclo de Conversas e Exibições sobre Caminhos de ferro

img: Nuno Morão

img: Nuno Morão

Até finais de Junho, sempre ao terceiro Sábado de cada mês, a sede da Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC) em Lisboa, propõe cinco perspectivas da evolução ferroviária em Portugal nos últimos 40 anos. Através do “Ciclo de Conversas e Exibições da APAC”, a associação pretende divulgar a “arte ferroviária”, e promover o encontro entre associados, amigos dos caminhos de ferro, e curiosos para partilharem, e descobrirem, o gosto pelo caminho de ferro e pelas temáticas da ferrovia.

O ciclo propõe projecção comentada de diapositivos sobre material circulante; visionamento de “filmes” inéditos sobre os caminhos de ferro; apresentação de especificidades técnicas da ferrovia; debate sobre marcos históricos e efemérides do caminho de ferro. Ou outros temas de interesse que os participantes venham a propor, até para a associação ter ideias para dar continuidade à iniciativa e desenhar programação para o 2º semestre de 2015.

.

Já em ambiente movimentado, com os associados mobilizados a preparem o espaço para receber o Ciclo, a webrails.tv passou pela sede da associação, em Santa Apolónia, para ir encontro do presidente da APAC. António Brancanes dos Reis recebeu-nos e deixou algumas pistas do “Ciclo de Conversas e Exibições da APAC”.

A APAC vai ser também uma das entidades dinamizadoras da LocoMODELS_EXPO Alverca 2015. Sobre o evento, António Brancanes dos Reis, adiantou que a associação, para além de outras acções, irá realizar duas palestras “vocacionadas para um público mais jovem.” Uma sobre a história do Caminho de ferro, e outra sobre a segurança ferroviária que conta com o apoio da REFER. ” Tendo por objectivo sensibilizar o público infantil e juvenil para a questão da segurança na circulação de zonas ferroviárias, nomeadamente em estações, ou na própria via,  “ assinalou o presidente da APAC.

.

A iniciativa “Ciclo de Conversas e Exibições da APAC” começa já no próximo dia 21 de Fevereiro com «O material rebocado da CP nos anos 80» , por Fernando Pedreira. 

” Nos anos 80 o vapor tinha acabado, mas o ” velho caminho de ferro “, com as suas inumeráveis carruagens dos mais diversos modelos e vagões com mais de 70/80 anos convivendo com os modernos acabados de entrar ao serviço, que, entretanto, na sua maioria, desapareceram, continuava bem presente,” vai ser o ponto de partida.

O ciclo prolonga-se durante o primeiro semestre de 2015. As sessões decorrerão nas instalações da Sede da APAC, em Lisboa, com início pelas 16:00 e uma duração variável entre 1 a 2 horas.

A participação no programa é gratuita e aberta a Sócios e não Sócios, mas necessita de inscrição junto da APAC.