free web
stats

webrails.tv na Exposição “Os Arquitectos são Poetas Também”

cottinelli_02Até 6 de Abril o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, evoca a memória de Cottinelli Telmo com a exposição “Os Arquitectos são Poetas Também” . O arquitecto Cottinelli Telmo idealizou aquele monumento no contexto da Exposição do Mundo Português como homenagem ao aniversário da morte do  Infante Dom Henrique.

A webrails.tv passou pela exposição e encontrou o arquitecto João Paulo Martins. O trabalho elaborado como tese de mestrado em arquitectura sobre Cottinelli telmo, tem ajudado a enquadradar, em obras como o “O Caminho-de-Ferro Revisitado“, ou “1910 – 2010 O Caminho-de-Ferro em Portugal”, o Cottinelli Telmo ferroviário enquanto arquitecto da Companhia dos Caminhos-de-ferro Portugueses.

O primeiro núcleo da exposição, e ponto de partida, apresenta a pessoa de Conttinelli Telmo. A par de uma cronologia que percorre factos e datas da vida, abrangendo o nascimento  em 1887  até ao seu desaparecimento em 1948, podem ver-se alguns objectos pessoais presentes na rotina diária. No segundo núcleo abre-se a cortina para o encontro com o cinema. Aqui como realizador, ou impulsionador da Tobis. A ilustração anima o terceiro núcleo, com trabalhos gráficos e publicações. Destacam-se cartazes, selos, e capas de livros.

A perspectiva de arquitecto estende-se por três núcleos que procuram emprestar a profundidade como arquitecto ferroviário, da Exposição do Mundo Português e do Padrão dos Descobrimentos. O último núcleo recupera a fase pós Mundo Português até 1948, ano da morte. A passagem e intervenção no seio da arquitectura enquanto responsável do Sindicato dos Arquitectos, as encomendas públicas, fecham  “Os Arquitectos são Poetas Também”.