free web
stats

Ferrovia no Congresso Mundial de Formação da UIC

fernaveMaqEntre os dias 14 e 17 de Abril Lisboa recebe o 3º Congresso Mundial de Formação Ferroviária. O evento promovido pela UIC, nesta passagem por Portugal, conta com o suporte das empresas portuguesas do sector ferroviário, REFER, CP Comboios de Portugal, Fertagus, e o Instituto Superior Técnico na área do ensino superior.

Não só por causa da passagem do evento por Portugal, mas também pelo estimulo inerente ao evento que o sector pode beneficiar, a webrails.tv foi ao encontro dos organizadores na parte ferroviária e deixou algumas questões. Procurou compreender a motivação e envolvimento na produção e realização do evento. E  reflexo na prestação de serviço, mais a interacção com o exterior.

Sobre a participação e envolvimento do Grupo REFER no Congresso, fonte da empresa adiantou: ” Tratando-se de um congresso da área da formação e tendo Academia REFER uma missão clara neste domínio será a área directamente envolvida. Neste sentido, as participadas não terão uma presença específica já que a Academia REFER é transversal ao Grupo, prestando-lhe serviços e apoio.” A REFER vai estar presente em inúmeros painéis,onde tem previsto enquadrar temas como ” Strategy & Innovation “, que surge logo na abertura do programa. O gestor tem ainda a proposta de visita técnica ao Centro de Comando Operacional de Lisboa.

Já o operador ferroviário público CP Comboios de Portugal, que engloba a operação de passageiro e mercadorias, manutenção e reparação de material circulante, e consultadoria e formação, tem previsto partilhar essencialmente a experiência acumulada nas área dos recursos humanos e formação. ” No caso da CP as áreas/empresas do grupo mais directamente envolvidas serão a Direcção de Recursos Humanos, Fernave (empresa de consultoria e formação RH) com várias intervenções nos painéis do congresso e a EMEF, “ empresa do Grupo CP que irá colaborar no âmbito das visitas técnicas incluídas no programa do Rail Training, destacou fonte da CP.

 A Fertagus foi outra das empresas do sector ferroviário português que integrou a proposta conjunta na candidatura ao 3º Congresso Mundial de Formação Ferroviária. Para além do papel na organização e divulgação do evento, o operador privado “Fertagus, como caso único em Portugal, irá partilhar algumas das suas práticas de gestão e a relação com os resultados obtidos nas várias áreas da empresa, ” em apresentações nos painéis junto dos congressistas, disse fonte do operador. Que não deixou de apontar o interesse para a empresa fazer parte neste evento mundial: ” A Fertagus espera que este evento seja bastante rico em termos de partilha de informação e que proporcione o conhecimento de novas abordagens/metodologias na área da formação ferroviária. ”

Aspecto também sublinhado pela REFER e CP. ” Pela aprendizagem e partilha de boas práticas que o congresso pode proporcionar aos especialistas da formação da REFER e da CP, “ e também pelo reflexo que isso pode ter nas soluções e serviços de formação que prestam, responderam de forma conjunta as duas empresas à webrails.tv .