free web
stats

Ministros dos Transportes reúnem-se esta sexta-feira

Os ministros dos Transportes da UE vão debater esta sexta o 4.º pacote ferroviário. Na ordem do dia vão estar as propostas fazem parte do pilar da governação e da abertura do mercado do 4.º pacote ferroviário

Vão  ser assim tratada na sessão de actividades não legislativas  ” directivas e de regulamento cujo objectivo é abrir o mercado nacional ferroviário de passageiros à concorrência e melhorar a governação dos caminhos de ferro. “

.

Com responsabilidade na pasta, Sérgio Monteiro, Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Telecomunicações, vai estar presente. A webrails.tv aproveitou para saber qual a agenda que Portugal reserva para este encontro.

Em declarações aos jornalistas, o governante avançou ainda que uma eventual  dissolução da CP Carga está mais distante. ” O caso da CP Carga é mais preocupante do que o caso da EMEF, mas estamos a trabalhar e aquilo que esperamos é que haja uma resposta positiva ou pelo menos o acordo de Bruxelas para que nós possamos iniciar o processo de privatização “, avançou. E rematou ” estamos muito confiantes de que a privatização é o cenário que vamos ter também”. “Julgo que o risco de liquidação está de facto afastado.”

.

Em cima da mesa, também na ordem do dia para este encontro, ” vai estar a analise da forma como os transportes podem estimular a competitividade, o crescimento e o emprego na UE, ” por parte dos responsáveis europeus. As conclusões do debate irão fazer parte de um relatório de síntese conjunto que será apresentado no Conselho Europeu de Março no âmbito do processo anual do Semestre Europeu.