free web
stats

IST no Rail Training em Abril

fernaveFIMAQDepois de uma abordagem à organização portuguesa do evento UIC de formação ferroviária  voltada para a parte operacional. Privilegiou então a participação da Refer, CP e Fertagus. Propomos por agora a parte mais subliminar, mas fulcral para se pensar em boas práticas, competências, investigação ou inovação, a área da formação. Nesse sentido a webrails.tv foi ao encontro do outro parceiro português na organização do evento internacional, mas na parte do conhecimento. Através do IST chegou ao IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) do Instituto Superior Técnico (IST).

.

webrails.tv – Como se enquadra a participação do IST?

IDMEC – O IST/DEM/IDMEC mantém desde há vários anos uma estreita relação de colaboração com a UIC em vários projectos de investigação e na temática de “railway training and education”. Mais concretamente promoveu em conjunto com a UIC um conjunto cursos de curta duração a nível europeu, e participou em várias reuniões do SIAFI. Trata-se de um tema da maior actualidade e importância para um sector em rápido desenvolvimento e com mudanças estruturais com implicações no domínios tecnológicos, demográficos, estruturais, legais e regulamentares. O sector tem sofrido um impacto visível na introdução de processos e mudanças tecnológicas, de ferramentas complexas de simulação e aplicações ICT.
A Europa precisa dum sector ferroviário dinâmico que desenvolva investigação e promova efectivamente um sistema de inovação. Para que isto aconteça é necessário pessoal qualificado, altamente motivado enquanto agentes de mudança num ambiente crescentemente complexo, multi e trans disciplinar.
O IDMEC tem colaborado no passado no quadro das actividades da Academia REFER no vasto programa de formação incluindo um recente iniciativa de um PAGE- Programa Avançado de Gestão para o Sector dos Transportes em colaboração com a U. Católica.

webrails.tv – Em que áreas se pode esperar uma contribuição do IST no programa e porquê?

IDMEC – O IST tem vindo a desenvolver de forma focada um programa a nível europeu de formação de alto nível para quadros técnicos em diverso temas tecnológicos, como por exemplo “Asset Management” e “railway dynamics. O IST é o Coordenador de EURAIL- European Railway University, uma organização em rede dispondo de especialistas nos vários domínios e que promove actividades de treino e formação baseada em investigação. Em paralelo o Prof Manuel Seabra Pereira coordena o desenvolvimento dos “Roadmaps” no quadro do ERRAC (European Rail Research Advisory Council) para as temáticas do treino e formação. Incluindo o levantamento das necessidades de formação e de competências bem como a oferta universitária a nível Europeu. A organização de cursos bem com a promoção de acordos multi e bilaterais para o desenvolvimento em parceria de cursos de Mestrado e de Doutoramento. É esta actividade em particular que irá ser apresentada no congresso

webrails.tv – Com que expectativas IST encara a participação neste evento mundial, uma vez que é um dos organizadores?

IDMEC - O IDMEC encara com confiança e optimismo a sua participação neste congresso tendo em conta que a referida temática tem recebido a maior atenção junto dos vários intervenientes. Na qualidade de organizador e com uma larga experiência de organização de congressos internacionais regista-se com agrado colaboração com REFER, CP e FERTAGUS revelando assim o empenho e interesse destas importantes entidade do sector e contribuindo para o sucesso do congresso

webrails.tv – Como é que o IST espera que este evento se espelhe no Instituto, e na sua acção?

IDMEC – Para alem de se tratar de um congresso internacional numa área bem específica e de enorme importância para o sector ferroviário é sempre uma oportunidade para o corpo docente interessado se expor a esta temática, estabelecer contactos para futuras colaborações e promover acções de formação em colaboração com outras instituições ao nível de mestrados e doutoramentos.

.

Sobre o  Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica) importa dizer que a Entidade Pública Útil nasceu em 1992 fruto da associação entre o IST (Instituto Superior Técnico) e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Como desafios avança a participação no desenvolvimento industrial, e facilitar o know-how para a comunidade nas áreas de engenharia mecânica. Para além de promover a pesquisa fundamental e aplicada, e proporcionar educação, e difundir conhecimentos. Na actualidade o Professor Carlos A. Mota Soares é o Presidente do IDMEC.

O 3º Congresso Mundial de Formação Ferroviária, acontece em Lisboa entre os dias 14 e 17 de Abril. O evento promovido pela UIC, nesta passagem por Portugal, conta com o suporte das empresas portuguesas do sector ferroviário, REFER, CP Comboios de Portugal, Fertagus, e o Instituto Superior Técnico na área do ensino superior.