free web
stats

“Train to Paris” para posicionar ferrovia nas alterações climáticas

Linha_do_OesteA UIC – International Union of Railways anunciou o lançamento da campanha “Train to Paris”. A intenção do organismo visa posicionar a ferrovia como parte da solução face às alterações climáticas que vão estar em debate no COP21.

A  cidade francesa de Paris vai acolher as negociações  COP21 no final de 2015. Um acordo global sobre mudanças climática que deverá  substituir o Protocolo de Kyoto, e entrar em vigor em 2020.

A UIC quer ver o meio ferroviário nesse acordo: “A campanha vai destacar a ferrovia como a espinha dorsal do transporte sustentável, e sensibilizar para a importância do desenvolvimento de sistemas de transporte mais sustentáveis.” O organismo internacional espera assim contribuir para ver aumentar a consciência da importância do transporte sustentável, e evidenciar os baixos níveis de carbono do transporte ferroviário como  opção para o mitigar das alterações climáticas.

Com a campanha “Train to Paris” a UIC espera ainda envolver os caminhos de ferro um pouco por todo o mundo. Uma acção que deverá ser emblemática nesse aspecto irá passar pela sincronização da chegada de vários comboios a Paris. “Vai incluir a sincronização da rede para a chegada de comboios a Paris vindos da Ásia e de Europa, com algumas composições provenientes da Mongólia, Rússia e China, “ informou o organismo.