free web
stats

Privatização CP Carga e EMEF com Luz Verde

CPcargaO Conselho de Ministros acertou esta quinta-feira a privatização da CP Carga e EMEF. As empresas do Grupo CP Comboios de Portugal podem ser alienadas a 100%, e devem ter  processo concluído até ao final da legislatura.

A informação foi confirmada pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, em conferência de imprensa realizada depois de terminado o Conselho de Ministros.

De acordo com o responsável pela pasta dos transportes existem três critérios para a venda do capital: ” Um primeiro critério, temos a qualidade e robustez do projecto estratégico apresentado, quer para a CP Carga, quer para a EMEF, enquanto contributo para o desenvolvimento da actividade das empresas, e o seu impacto positivo na economia nacional, nomeadamente  no sector exportador, que tem cada vez mais utilizado o transporte ferroviário de mercadorias. O Valor apresentado para a aquisição de acções, e eventuais mecanismos de capitalização das empresas, nomeadamente aumentos de capital. E o compromisso no reforço da capacidade económica e financeira da empresa CP Carga ou EMEF através desse reforço de capitais.”

Sérgio Monteiro referiu ainda que “haverá uma tranche de 5% de capital” destinada aos trabalhadores, sendo que o modelo de venda das empresas será de venda directa a um ou mais investidores nacionais ou estrangeiros.