free web
stats

Lisboa promoveu Congresso de Rail Training

wcrt2015UICTerminou em Lisboa, na passada sexta feira, o III Congresso de Formação Ferroviária promovido pela União Internacional de Caminhos de Ferro (UIC). O World Congress of Rail Training juntou no Instituto Superior Técnico, durante 3 dias, mais de 200 participantes vindos dos quatro cantos do mundo para falarem de formação, conhecimento e inovação no seio da ferrovia.

O renascimento ferroviário, assinalado por Jean-Pierre Loubinoux, Director da UIC, em alusão ao período do renascimento da Idade Moderna, apresentou-se como ponte de um novo ciclo no caminho de ferro , num misto de oportunidade e responsabilidade a recair nas questões da formação. As intenções de investimento em infraestruturas e operação, um maior protagonismo na defesa do ambiente, e a valorização e reposicionamento do comboio como opção de transporte, serviram de base para os temas levados ao púlpito do World Congress of Rail Training.

.

No último dia de actividades a webrails.tv falou com  Alexander Netolicky, e Nathalie Amirault. Presidente e Directora da área de Expertise Development Plataform UIC fizeram um balanço dos três dias de trabalhos.

.

 

Temas como estratégia e inovação, novas tecnologias de aprendizagem e aprendizagem multimodal, serviço ao cliente, segurança, ligação entre Indústria ferroviária e Universidade, gestão do conhecimento, e conciliação da aprendizagem e do trabalho, deram volume aos tema dinamizados ao longo dos três dias de congresso, em cerca de 10 painéis apresentados nas instalações do IST, e nas três visitas técnicas propostas pela organização.

O congresso decorreu entre os dias 14 e 17 de Abril, e contou com o suporte na organização portuguesa a REFER, CP Comboios de Portugal, Fertagus, e Instituo Superior Técnico (IST).