free web
stats

Central Eléctrica integra “Roteiro Museus de Energia”

MNFCentralElectrica

img: “Roteiro Museus de Energia”

O edifício da Central Eléctrica do Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento  é uma das propostas do “Roteiro Museus de Energia”. O projecto tem como intenção a valorização e a abertura ao público de património eléctrico regional.

A Central Eléctrica, juntamente com outros 14 espaços com História motor, ” pretende contribuir para uma rede nacional de centros de interpretação/museus “ para que, segundo o projecto “Roteiro Museus de Energia”, seja aberto ao público, e explorado o potencial científico, tecnológico e educativo, de forma a ser conservando e valorizando.

Sobre a o edifício ferroviário situado no Entroncamento o roteiro revela: ” foi projectada em 1919, e construída entre 1920 e 1923, para albergar uma central termoeléctrica a vapor, na qual seria posteriormente equipada com um grupo gerador a diesel. Em 1930 passa a dispor de um Posto de Transformação, cujo funcionamento se manteve até à sua desactivação em 1990. ” 

O “Roteiro dos Museus de Energia” desafia ainda a visita a outros sítios com património eléctrico, como a Central Hidroeléctrica do Caldeirão em Torres Novas, em Barcarena as Centrais Hidroeléctrica e Diesel da Fábrica da Pólvora, ou a Central Tejo em Lisboa. Mais propostas sobre o património eléctrico regional que podem ser descobertas no site do roteiro. Sendo que uma primeira viagem, com o suporte da Fundação EPD, e apoio de várias intuições, pode começar aqui AQUI