free web
stats

MNF abre portas dia 18 de maio

museuO Museu Nacional Ferroviário (MNF) no Entroncamento vai ser inaugura no próximo dia 18 de Maio Dia Internacional dos Museus. A abertura ao público acontece no dia seguinte, a 19, como um dia normal.

No programa de 18 de Maio o Museu, para além da cerimónia oficial, contempla a inauguração de duas exposições temporárias.

9 Land / Site Specific Art, refere o Museu, vai ser a primeira proposta temporária: ” é um projeto da P28 e trata-se de um site specific, que pode ser apelidado de land art ou simplesmente arte pública na paisagem. Este conceito surge da oportunidade de reabilitar e reavivar materiais ferroviários que na sua génese foram concebidos para um propósito diferente, reorientando a sua intenção original mas aproveitando as suas características extremas de enormes potencialidades estéticas e artísticas.”

Algumas razões para uma arte não demissionária vai ser a segunda proposta temporária: ” exposição promovida pela Escola Superior Artística do Porto e financiada pela Secretaria de Estado da Cultura – Direção Geral das Artes, é um projeto onde os conceitos de Arte, Energia e Circulação constituem interacções fundamentais por referência às singularidades dos próprios espaços expositivos.”

O MNF, que gere um legado com mais de 150 anos, está instalado no Complexo Ferroviário do Entroncamento, numa área de 4,5 hectares que comporta 19 linhas ferroviárias. O cenário da exposição, totalmente ferroviário, merece só por si uma visita. A colecção, constituída por 36000 objetos, de grandes e pequenas dimensões habita edifícios notáveis.

 A abertura ao público acontece no dia 19 de Maio como o 1º dia normal do novo museu.