free web
stats

Série 592 andou em testes na região de Lisboa

img: Marcos Conceição

img: Marcos Conceição * UTD 592-211

Embora ainda sem data definida, deverão entrar em breve ao serviço automotoras espanholas série 592 a sul de Coimbra. As novas automotoras ao serviço da CP Comboios de Portugal, em ensaios, passaram pela região de Lisboa e Linha do Oeste nos dias 14 e 15 de Abril.

Os ensaios decorreram na Linha do Norte, Linha de Cintura, Concordância de Xabregas, e na Linha do Oeste, onde se espera que estas unidades venham a prestar serviço. ” As automotoras 592, efectivamente realizaram viagens no âmbito de ensaios de circulação em itinerários que envolvem a linha do Oeste. Conforme a CP já revelou no inicio deste ano, pretende-se efectivamente integrar duas automotoras desta serie na Linha do Oeste, assegurando circulações de serviço Interregional. Não estando ainda determinada a data exata da sua entrada em operação, prevê-se que possa ocorrer muito em breve, ” adiantou fonte próxima do processo do operador CP Comboios de Portugal.

Na linha do Oeste a entrada ao serviço destas unidades, embora sem confirmação oficial, deverá privilegiar os passageiros nas circulações entre as estações de Caldas da Rainha e Coimbra. Uma vez em operação e com o aumento de unidades disponíveis é esperado que venham a substituir as automotoras Allans.  Uma opção, a confirmar-se, irá traduzir-se num aumento da oferta de lugares, e a possibilidade de dilatar a velocidade comercial das circulações. Embora a linha do Oeste esteja limitada a 120 km/h, o material circulante alugado da serie 592 permite alcançar velocidades maiores, em particular a sub-série 592.2 que pode atingir os 140 km/h de velocidade máxima.