free web
stats

CP Carga e EMEF com processo de reprivatização publicado

img: Nuno Morão

img: Nuno Morão

Já se encontram publicados em Diário da Republica os processos de reprivatização referentes à CP Carga – Logística e Transportes Ferroviários de Mercadorias, S.A, e à EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S.A, aprovados recentemente em Conselho de Ministros.

Sobre a CP Carga o documento adianta que é aprovado o processo de reprivatização da CP Carga a 100% por venda directa, e tendo os trabalhadores direito a 5%. “O processo de reprivatização do capital social da CP CARGA compreende a alienação de acções representativas de até 100 % do seu capital social, podendo ainda incluir, cumulativamente a subscrição de um aumento do capital social,” pode ler-se no Decreto-Lei n.º 69/2015 – Diário da República n.º 87/2015, Série I de 2015-05-0667144196 Ministérios das Finanças e da Economia.

O processo da EMEF segue as mesmas linhas. Sobre a venda directa adianta: ” A venda direita de referência consiste na alienação, por negociação particular, de um ou mais lotes de acções representativas do capital da EMEF, a um ou mais investidores, individualmente ou em agrupamento, nacionais ou estrangeiros, que formulem intenção de aquisição das acções com perspetiva de investimento estável e de longo prazo, com vista ao desenvolvimento estratégico da EMEF, podendo igualmente compreender a subscrição de acções representativas de um aumento do capital social da sociedade.”

O Decreto-Lei n.º 69/2015, referente à CP Carga, e o Decreto-Lei n.º 70/2015, referente à EMEF, foram publicados esta quarta feira em Diário da Republica pelos Ministérios das Finanças e da Economia.