free web
stats

Futuro director do MNF será escolhido por concurso internacional

MNFrotunda_21Em entrevista exclusiva à webrails.tv Jaime Ramos, Presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF), avançou que o novo director Museu Nacional Ferroviário (MNF) será encontrado via concurso internacional. Adiantou também que em Setembro poderá haver novidades ao nível de entradas no Museu com a CP.

A poucos dias da abertura ao público, que acontece a 19 de Maio, a webrails.tv passou  pelo Entroncamento e falou com o Presidente da FMNF. O papel de Director do Museu e as responsabilidades cientificas na nova estrutura adoptada pela Fundação foi uma das questões abordadas junto de Jaime Ramos. ” Será um processo que iremos abordar dentro em breve. Mas será um concurso internacional para ser aberto para o lugar de Director do Museu, ” referiu, destacando que a Direcção Geral tem um papel coordenador de serviços e ligação com a administração correspondendo a uma parte “mais operacional”, e o Director do Museu a parte cientifica. De recordar que desde a saída de Jorge Custódio no inicio de 2012, o Museu não viu ainda nomeado um Director.

Já sobre a hipótese de um “bilhete entrada no Museu em parceria com a CP, “ revelou que está ser desenvolvido trabalho nesse sentido com operador, e espera poder ter novidades em Setembro.

.

Os nosso temas passaram pela situação e desafios dos núcleos, reestruturação da Fundação, Museologia ferroviária, associativismo e entusiastas. A a abertura do museu e expectativas foi o ponto de partida para a entrevista.

(Entrevista completa para subscritores AQUI)

.

 Sobre o futuro foi ainda possível saber que existe programa uma segunda fase para o Museu que prevê a recuperação do edifício da central eléctrica.  E que passa também pela instalação de um Hostel, que deverá funcionar dentro do museu em três carruagens que já estão no local, uma para camas, outra para restaurante e uma terceira para balneários.

O MNF reabre ao público esta terça feira. Estando o dia 18 de Maio reservado para a cerimonio oficial,  que conta com o Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, para a consignação da empreitada de electrificação do troço Caíde-Marco, da Linha do Douro.