MNF reabre ao público
Depois de na segunda feira ter reaberto em cerimónia oficial para convidados, o Museu Nacional Ferroviário volta ao convívio de todos quantos o queiram visitar e dinamizar. São mais de 158 anos de História expresso no acervo museológico composto por um espolio que alcança as 36 mil peças.
Mas a abertura não se esgota no acervo que pode ser visto, o Museu lança também algumas propostas de abordagem do seu espólio. Para além das exposições temporárias, o programa até Dezembro apresenta-se para várias interações com o público. Elas vão desde visitas temáticas que compreendem exposições temporárias e permanentes, a oficinas. E eventos como o Rail Model de modelismo ferroviário que segue em encontros até em Julho.
. |
António Ramalho, presidente do sócio fundador REFER/ EP, abordou a singularidade do dia: Tendo ainda referido para a webrails.tv dois aspetos que considerou essências para o futuro do Museu. Por um lado a capacidade do Museu de ” continuar a colocar acervo que de alguma maneira represente o legado e espaço museológico. ” Por outro lado sublinhou ” a capacidade que nós tivermos em promover esta ideia de Museu para Museu ativo, muito visitado, “ numa perspetiva que permita conhecer “ o que são as mobilidades de hoje, qual é o seu legado, e qual é a sua origem nas mobilidades de ontem, “ rematou. Manuel Queiró, presidente do sócio fundador CP Comboios de Portugal, também destacou a importância do dia: Assinalar também a referência, na sessão de abertura do programa de 18, o reiterar do presidente o município, Jorge Faria, na disponibilidade da Câmara Municipal ser um parceiro da REFER na reconversão dos bairros ferroviários do Entroncamento. Artigo completo para subscritores AQUI
|
. |
O Museu pode ser visitado de terça a domingo. Sendo que de terça a sábado no horário das 13hoo às 18h00, e aos domingos das 10h00 às 18h00. O Museu encerra nos dias 1 de Janeiro e Maio, e a 25 de Dezembro e domingo de Páscoa. As entradas têm o custo de 5 euros, mas existem várias modalidades de entrada que podem ser consultadas na tabela de ingresso do Museu.