free web
stats

Estudantes visitaram o Património Ferroviário no dia da Criança

barreiroEMEFO Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro (MCSPFB) promoveu esta segunda-feira, Dia Mundial da Criança, a descoberta do Barreiro Ferroviário junto dos mais novos. Cerca de 25 jovens tiveram oportunidade de conhecer lugares e edifícios que fundamentam um espaço museológico de temática ferroviária no Barreiro, e compreender porque existem raízes ferroviárias.

O passeio, com estudantes de idades compreendidas entre os  10 e 11 anos vindos da Escola Básica 2, 3 c/ Sec. de St. António, teve inicio no Bairro Ferroviário. Das moradias seguiu para  a  1ª Estação do Barreiro (actuais oficinas da EMEF), rotunda das máquinas,  e Estação Sul e Sueste. Uma vez nas  oficinas da EMEF, ” os alunos  tiveram oportunidade de ver as locomotivas diesel, motores desmontados e muitas peças mecânicas, bem como a azáfama do trabalho  numa oficina,” informou nota do Movimento. A jornada ferroviária continuou com uma viagem de combóio até à antiga Estação do Lavradio (Espaço L), onde tiveram oportunidade de observar a  exposição sobre o caminho de ferro no Barreiro, patente naquele local, regressando de combóio ao Barreiro.

Este foi o primeiro passeio pelo  Património Ferroviário contou com a organização do Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro em parceria com Agrupamento de Escolas de Santo António – Escola Básica 2, 3 c/ Sec. de St. António. A acção teve também o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, e da EMEF que permitiu a visita às oficinas.