free web
stats

Ligação a Evora – Caia assegura 17 milhões de prestação de serviços

PortofSinesAccessO Estado autorizou a Infraestruturas de Portugal a lançar procedimentos para a elaboração do Projecto de Execução da ligação ferroviária entre Évora Norte e a fronteira com Espanha no valor base de 17 milhões de euros. A verba deverá ser aplicada na prestações de serviços de lotes e especialidades em execução financeira plurianual até 2020, adiantou o Executivo.

O prazo de execução abrange os anos de 2015 a 2020, e compreende nos procedimentos a prestação de Serviços de Coordenação técnica do projecto e tarefas complementares gerais; Instalações fixas de tração eléctrica; Obras de arte e estruturas especiais; Via, Geotecnia e Serviços Afectados; e Projecto de Execução da nova ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia — Linha do Leste e ligações à nova linha Évora/Caia.

Recorde-se que o investimento previsto para a ligação a ligação Sines – Espanha, onde este projecto se insere, aponta para 0s 773 milhões de euros. Orçamento a dividir entre obras e estudos que podem vir a obter financiamento europeu. Sobre a conclusão dos trabalhos, o gestor de infraestrutura já adiantou 2021 para o troço Sines – Linha do Sul, e remete para 2020 o troço Elvas – Caia.