free web
stats

“Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível” assinala-se esta quarta-feira

obb_pnPorque todo o cuidado e atenção pode ser pouco quando o tema passa pela segurança ferroviária no atravessamento da via férrea, também porque não se deve facilitar ao nível dos comportamentos, como ilustra o filme que dá mote à campanha de 2015 do “Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível” (ILCAD), vários países e organismos internacionais assinalam mundialmente o dia da segurança nas Passagem de Nível (PN). Em Portugal essa responsabilidade é assumida pela a Infraestruturas de Portugal.

Em 2015 a iniciativa, que se assinala esta quarta-feira 3 de Junho, tem como preocupação os peões e os ciclistas. Em território nacional, no âmbito de valorizar os comportamentos seguros, estão previstas acções de sensibilização e informação nas PN’s Francelos em Vila Nova de Gaia, Vila Franca de Xira e São João do Estoril.

Ao nível da prevenção, e também como forma de mitigar ocorrências, em Portugal tem sido desenvolvido um trabalho que tem passado pela redução e reclassificação de PN’s. Essa aposta, que compreende também campanhas de sensibilização, tem promovido a redução considerável do número de acidentes e de vítimas anulamente.

Mas a redução de sinistros recai também nos comportamentos, como o video da campanha se encarrega de ilustrar.

O “Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível” celebra-se desde 2009. Ano em que 28 países sentiram necessidade de se juntar no sentido de alertar para os comportamentos de risco no atravessamento das passagens de nível.