free web
stats

CP Carga: Entrega de propostas vinculativas termina dia 30

sergioMonteiroA entrega de propostas por parte dos proponentes à aquisição da CP Carga termina no próximo dia 30 de Junho. A indicação foi dada à webrails.tv por Sérgio Monteiro, Secretário de Estado dos Transportes, em conferência de imprensa no Conselho de Ministros desta quinta feira.

De acordo o responsável pela pasta dos Transportes, o despacho do ministério das Finanças que define o calendário já foi publicado. Sobre os tempos do processo relativo à CP Carga adiantou: ” Recordo que a próxima data relevante dos processos de privatização é a entrega de Propostas Vinculativas (PV) para a CP Carga a 30 de Junho, e depois segue-se a avaliação dessas mesmas propostas, tendendo a trazer ao Conselho de Ministros durante o mês de Julho a decisão relativa ao processo de privatização.”

De referir, até à entrega de PV por parte dos proponentes à aquisição da empresa, o Caderno de Encargos para o concurso estipula reuniões dos interessados com a CP Carga e CP Comboios de Portugal. Essa  sessão serve para o esclarecimento de eventuais dúvidas na apresentação de PV.

Sérgio Monteiro esclareceu também o posicionamento  do Executivo em relação aos activos que fazem parte da operação ferroviária de mercadorias da  CP Carga, mas que esta não é titular. Caso de material circulante de tracção e vagões: ” Estas locomotivas e vagões estão financiadas pelo Banco Europeu de Investimento, que obriga que os mesmos se mantenham afectos ao transporte de mercadorias. Portanto, a transferência da CP para a CP Carga tem a ver com isso. “

O governante junta assim à empresa, para além das licenças e quadros especializados na operação ferroviária de mercadorias, material circulante para transporte de mercadorias e locomotivas para tracção. ” Como a CP Carga vai deixar de fazer parte do Grupo CP, e porque os comboios têm de se manter a operar para o transporte ferroviário de mercadorias, será feita essa transferência na dimensão de locomotivas e vagões que foi considerado adequado para a gestão da CP Carga. “

O operador logístico ALB, o grupo espanhol Algeposa, a Altri, a Comsa, o fundo Atena Equity Partners, a Mota-Engil e a MSC Portugal, são alguns dos potencias interessados, que têm sido apontados, na apresentação de uma PV de compra do operador ferroviário de mercadorias português.