free web
stats

Núcelo de Lousado do MNF acolhe Conferência Internacional do IATM

Lousado_DN158_02Entre 28 de Junho e 1 de Julho o núcleo do Museu Nacional Ferroviário, vai ser um dos palcos do 40º encontro internacional de museus de transportes e comunicações. A iniciativa promovida pelo IATM – International Association of Transport and Communications Museums, conta em 2015 com a organização do Museu dos Transportes e Comunicações (MTC), e promete refletir sobre museologia mundial.

A Conferência Internacional propõe para reflexão em 2015 Mudança de Prioridades como tema, ” procurando deste modo refletir sobre os temas mais prementes da museologia mundial contemporânea, bem como sobre os domínios específicos dos museus no âmbito da temática dos transportes e das comunicações.”

O programa compreende para os 4 dias ” sessões temáticas dedicadas a apresentações dos diversos palestrantes, “ e ”  visitas a museus considerados de referência nestas áreas, ” na região do Porto e Lisboa.

As propostas para contactar com exemplos portugueses de museológico ligada aos transportes e comunicações na região do Porto passam por conhecer o ” Museu dos Transportes e Comunicações, Centro Histórico do Porto, Museu do Carro Eléctrico, e Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário. “ Para Lisboa estão previstas visitas ao ” Museu das Comunicações, Museu da Marinha e Museu Nacional dos Coches, “ lugar onde está previsto ocorrer a sessão de encerramento. A ligação entre o Porto e Lisboa será assegurada por comboio.

O Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário acolhe os trabalhos na manhã de dia 30. O espaço tem previsto 5 apresentações que deverão ocorrer logo depois da visita ao Museu que abre a sessão.

A Conferência conta com participantes de diversos países europeus (Letónia, Espanha, Finlândia, Alemanha, Noruega, Suécia, França, Reino Unido, Hungria, Dinamarca, Luxemburgo, Suíça, Holanda e Portugal) e do resto do mundo (Índia, Canadá, Austrália, Estados Unidos da América).

Mais informações podem ser encontradas AQUI