free web
stats

Associações promovem Passeio Ferroviário a Sines

PortofSinesAccessA APAC – Associação dos Amigos do Caminho de Ferro e o Clube de Entusiastas dos Caminhos de ferro (CEC) acertaram promover  em conjunto um Passeio Ferroviário em Comboio Especial a Sines. A saída está agendada para dia 26 de Setembro, e as inscrições abertas até ao dia 31 de Agosto, refere nota do CEC.

O evento lúdico e cultural de mote ferroviário tem como estimulo ser um saída diferente, e uma proposta de programa que promete visitas singulares. Por um lado vai ser uma oportunidade de voltar a circular numa linha alocada ao tráfego de mercadorias, encerrada ao serviço de passageiros desde 1990. Por outro, o programa aponta para uma visita à infraestrutura portuária, com destaque para o Terminal XXI. A ocasião será também propicia para aferir a infraestrutura que suporta a operação de mercadorias por caminhos de ferro do Porto de Sines.

O passeio tem Lisboa como ponto de partida, e paragem especial no Pinhal Novo para os aderentes da margem sul.  A Automotora Eléctrica da Série 2240 foi o material circulante escolhido. Material circulante inédito no ramal de Sines.

O percurso marca diferentes itinerários consoante seja ida ou volta. Ida – Lisboa – Santa Apolónia / Pinhal Novo / Setúbal / Alcácer do Sal / Porto de Sines e visita  ao Visita ao Terminal XXI. Volta – Porto de Sines / Variante de Alcácer do Sal / Concordância do Poceirão / Pinhal Novo / Lisboa – Santa Apolónia.

As inscrições, que terminam a 31 de Agosto, encontram-se abertas a Sócios das duas Associações e não-Sócios. O passeio tem o custo que vai dos 35 euros para sócios e familiares, e 38 para não-sócios, sendo que as crianças o custo varia entre 10 e 13 euros, dependendo ser associado ou não. Mais informações e esclarecimentos podem ser acedidas  junto da APAC e CEC.