free web
stats

“LINHA DOS CAMINHOS DE FERRO DE SINTRA” – Exposição

Foi inaugurada em Sintra, no Palácio Valenças, no dia 11 de Janeiro, a Exposição Fotográfica e Documental intitulada “LINHA DOS CAMINHOS DE FERRO DE SINTRA”.
A história e evolução da Linha dos Caminhos de Ferro de Sintra, desde os seus primórdios até à actualidade, é o mote para esta exposição que o Arquivo Histórico de Sintra, em parceria com o Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro. Estará patente de 11 de Janeiro a 30 de Abril.
No âmbito desta exposição, de entrada livre, serão realizadas diversas iniciativas de que se destacam a apresentação do livro”50 anos de Viagens”, do jornalista, nosso colaborador e sócio honorário do CEC, Vasco Callixto, a reconstituição de uma rábula de Teatro de Revista sobre o Comboio de Sintra, uma Mesa Redonda e ainda visitas guiadas com marcação prévia para escolas, ATL´s, instituições de 3ª idade e outros grupos, com a presença de antigos maquinistas e guardas freios, etc.
O primeiro comboio a chegar a Sintra, foi em 1873, com o Larmanjat, um monocarril, que com muitos percalços, demorava 1 hora e 55 minutos de Lisboa a Sintra.
Em 1882 foi decidida a construção da linha de caminho-de-ferro de Sintra, oficialmente inaugurada em 1887, e que veio alterar não só a fisionomia de Sintra enquanto concelho, mas principalmente a vila com a criação de um novo bairro, o da Estefânia.
A Linha de Sintra foi, ao longo dos tempos, alvo de intervenções e transformações, fruto do crescente movimento de passageiros, pelo crescimento das zonas periféricas e do fluxo diário para Lisboa.
Tal como a imprensa à data da sua inauguração previu, o comboio iria trazer a Sintra “… uma nova época de prosperidade e riqueza para a região e uma grande afluência de visitantes.”, sendo actualmente a Linha de Sintra uma das principais ligações urbanas da área metropolitana de Lisboa e da Europa, que transporta diariamente cerca de 200 mil passageiros.
Convidam-se os associados do CEC a visitarem a exposição e a participarem nos eventos a ela associados.
A morada da exposição é:

ARQUIVO HISTÓRICO DE SINTRA
Palácio Valenças
Rua Visconde de Monserrate, n.º 1
2710-591 SINTRA
21 923 69 09
darq@cm-sintra.pt
Horário: seg-sex, 9h30-17h30

                                                                                                                                                                                   Por Jorge Trigo