free web
stats

Projectos Ibercargo Rail recomendados para não financiamento CEF

img : Marcos Maté Luna

img : Marcos Maté Luna

A parceria Takargo com a Comsa Rail Transport viu os dois projectos ferroviários propostos no âmbito do Connecting Europe Facility (CEF) como não recomendados para financiamento. As operações South Woodrail e o Intermodal Iberianrail propostas pela Ibercargo Rail arriscam-se a perder um apoio que ronda os 3 milhões de euros.

Com a proposta South Woodrail a Ibercargo rail propõem-se melhorar o serviço de transporte ferroviário de madeira na Península Ibérica, ligando os fornecedores de madeira da região de Huelva (ES) e a indústria do papel me Portugal. A ligação a incrementar será  Huelva – Setúbal, aproveitando algumas parte do corredor atlântico.

Já o Intermodal Iberianrail propõe a implementação de um corredor ferroviário de base regular entre Alfarelos e Pamplona, para retirar carga da estrada.

Em Alfarelos existe também uma proposta da TMIP – Transportes e Logistica, também não recomendada para financiamento,  que lança o desenvolvimento da Multimodal Logistic Platform de Alfarelos.

As operações apontam como vantagens a redução de emissões, a promoção da eficiência energética, e a optimização da cadeia logística.

Embora o relatório para a escolha de projectos aponte  ambas as propostas como positivas, assinala a falta de documentos. E refere no quadro Annual Call 2014 que as iniciativas surgem como recomendadas para não apoio por causa do limitado valor que passaram a acrescentar à UE depois de os custos operacionais terem sido excluídos durante o processo de avaliação. No entanto, uma decisão final só deverá ser conhecida no final de Julho.