free web
stats

MNF anuncia recuperação locomotiva 1805 e Allan 0304

img: Phil Richards

img: Phil Richards

O Museu Nacional Ferroviário anunciou a assinatura de um contrato que trará de volta à circulação a  locomotiva 1805 e a automotora Allan 304. A recuperação assinada com a empresa inglesa Heritage Traction Rail Services Ltd não representa qualquer encargo financeiro, refere nota do Museu.

Embora não seja avançado qual o tipo, nem os moldes, dessa intervenção a exercer nos dois veículos ferroviários, a nota do Museu dá conta que foi assinado um ” contrato com a empresa inglesa Heritage Traction Rail Services Ltd visando o restauro integral de mais dois emblemáticos veículos da História Ferroviária Portuguesa: a locomotiva 1805 e a automotora Allan 0304.”

Sobre a Locomotiva English Eletric 1805, que já se encontra homologada para circulação pelo IMT – Instituto da Mobilidade e Transportes, sabe-se que foi recentemente alvo de atenção por parte da EMEF em Contumil que a deixou em estado de marcha.  Sobre a Allan 304 desconhece-se o seu actual estado de conservação ao nível de tracção uma vez que ao nível da aparência se encontra bem conservada.

Com a disponibilidade de mais estes dois veículos, locomotiva 1805 e a automotora Allan 0304, o Museu vê o seu parque de material circulante apto para marchas especiais na rede ferroviária nacional aumentar. Podendo assim, juntamente com o Comboio Presidencial, começar a ambicionar ser um Museu em Movimento.