free web
stats

IP vai lançar 4 contractos de manutenção de 1ªLinha

viaEstreitaEntre o final de Agosto e o inicio de Setembro a Infraestruturas de Portugal deverá iniciar o processo para  celebrar contractos de manutenção de primeira linha em sinalização na rede ferroviária nacional. As adjudicações, prevista para terem inicio no segundo semestre de 2016, apresentam um valor global conjunto de 25 milhões de euros, para contractos com duração prevista de 36 meses.

Em cima da mesa irão estar quatro contractos (“região norte” no valor de 5.8 milhões de euros, “região centro” no valor de 6.1 milhões de euros, “grande Lisboa” no valor de 7.6 milhões de euros, e “região sul” no valor de 5.9 milhões de euros), para a realização de actividades de manutenção consideradas menos especializadas na área da sinalização.

O acesso ao concurso será limitado por Prévia Qualificação das propostas, numa lógica que prevê a continuidade das entidades ” que fornecem e instalam os equipamentos, incluindo a programação e validação do software de segurança dos encravamentos, e que detém a propriedade das tecnologias, “ mas abre espaço para empresas habilitadas efectuem actividades identificadas não tão técnicas na área da sinalização. Como manutenção preventiva, lubrificação, raspagem, medições, entre outras, que deverão ser realizadas em articulação com os detentores de tecnologia.

Depois do lançamento do concurso, que deverá acontecer entre o final de Agosto e inicio de Setembro, o calendário para candidaturas de empresas qualificadas deverá terminar em Outubro. Serão depois apresentados convites, por parte da IP, às candidaturas que preencham as definições colocadas. A adjudicação dos contractos é apontada para os primeiros meses do próximo ano, que deverão entrar em vigor entre Agosto e Setembro de 2016, se não existirem imprevistos.