free web
stats

MNF promove ciclo de cinema ferroviário

img: DN

img: DN

De 5 de Setembro até 19 de Dezembro o Museu Nacional Ferroviário (MNF) no Entroncamento vai promover o ciclo de cinema ferroviário “CineRail”. A projecção de longas-metragens será semanal, em sessões às 18h00 ou 21h00, na Carruagem auditório.

Embora a programação de filmes proposta para o ciclo ferroviário não seja ainda conhecida, avança o site da fundação que os títulos serão disponibilizados brevemente, o inicio está agendado para o próximo mês de Setembro. O Museu vai procurar destacar a ferrovia como tema central ou cenário nos vários géneros que dão forma ao cinema.

“Tomado como tema central ou simplesmente como pretexto, a sua presença no grande ecrã atesta o fascínio que o universo ferroviário exerceu sobre o Homem desde o seu aparecimento,” adianta o MNF na divulgação do ciclo.

A sessão na Carruagem auditório será limitada à lotação máxima de 30 participantes. O MNF refere ainda que a aquisição do bilhete, ingresso do museu, pode ser feito até à hora do espetáculo, embora fique sujeito à lotação do espaço.

De referir que CineRail é também o nome de um festival francês de cinema ferroviário. O evento destaca anualmente a temática como musa para a sétima arte. Em 2015, na sua 21 ªedição, o CineRail deixou Paris e desloca-se até à cidade de Marrakesh, em Marrocos. A conferência NEXT STATION 2015, que se realiza de 21 a 22 de Outubro nessa cidade marroquina, apresentaou-se como anfitriã para a passagem do festival por Marrocos, que acontece entre os dias 18 a 20.