free web
stats

CP Comboios de Portugal freta comboio vandalizado

allan_badajoz_CarlosOlmos

img: Carlos Olmos

[actualizado 01.09.2014] A CP Comboios de Portugal alugou um comboio a entusiastas espanhóis com mau aspecto. O material circulante grafitado selecionado pela CP, uma automotora da série 350, foi fretada à Asociación de Amigos del Ferrocarril de la Serena, Mérida y Zafra, para a excursão ferroviária até ao Museu Nacional Ferroviário (MNF) no Entroncamento .

O cartão de visita, a Allan 369 grafitada que se pode ver na imagem na estação de Badajoz, foi a proposta de veículo apresentada aos entusiastas de caminhos de ferro espanhóis no passado dia 29 de Agosto, dia do passeio. A associação aproveitou reabertura do MNF, em finais de Maio, para organizar uma viagem ferroviária a Portugal em comboio português alugado de propósito à CP Comboios de Portugal. A circulação especial para visitar o Museu aconteceu entre Badajoz e o Entroncamento.

Sobre o estado do veículo escalado para o serviço a CP Comboios de Portugal explicou à nossa redacção: ” Relativamente ao material circulante utilizado, não se tratou propriamente de uma opção. A CP tem, no momento atual, todo o seu material alocado à operação regular e reforços já necessários nesta época sazonal e está a trabalhar na sua capacidade máxima, não tendo excedentes de material. O fenómeno dos graffittis, como é do conhecimento publico, constitui um flagelo na atual sociedade que é difícil combater. “

E adiantou: ” Quando a empresa se apercebeu de que o material (que é material de reserva) que teria que utilizar estava grafitado, teve o cuidado de apresentar esta limitação ao cliente, que manifestou a sua compreensão e aceitação da situação, referindo que conhece este tipo de problemas dado que esta questão dos grafitis em comboios também é um fenómeno grave em Espanha. “

O serviço decorreu dentro da normalidade, sem situações especiais a destacar, assinalou ainda o operador.