free web
stats

Renovação de Via entre as Estações de Alfarelos e Pampilhosa adjudicada

pampilhosaO Sub-troço da Linha do Norte entre as Estações de Alfarelos e Pampilhosa vai ser alvo de renovação integral de via. A obra foi adjudicada à ao Consórcio DST/OPWAY, pelo valor de 30,5 M€,  33% abaixo do preço base, informou esta quarta feira a Infraestruturas de Portugal (IP).

A intervenção prevista no âmbito do PETI3+ insere-se na ” reabilitação e modernização da Linha do Norte, que integra o Corredor Atlântico,” e deverá dotar o troço entre Alfarelos – Pampilhosa de ” condições homogéneas de exploração, eliminando constrangimentos e aumentando os níveis de segurança e fiabilidade da infraestrutura. “ O tráfego ferroviário entre Alfarelos e Coimbra, assinala a IP para o troço, é de cerca de 200 comboios por dia.

O troço, numa extensão de 40,22 quilómetros,  viu executado a ” racionalização de layouts das estações para a implementação de um sistema de sinalização electrónica e a renovação integral de via (carril, travessa e balastro) do troço. Os trabalhos de Electrificação estão inseridos na segunda fase da empreitada e serão cofinanciados pelo Fundo de Coesão, no valor de 22.842.283 euros e no período de programação de 2014-2020.”

Ainda no âmbito da adjudicação, a IP informa que publicou no dia 31 de agosto, ” o anúncio para a prestação de serviços de Fiscalização e Apoio de Gestão no estaleiro, com o preço base de 1.145.505 milhões de euros, e o prazo de execução da empreitada de 27 semanas a partir da data de consignação, estimando-se que a obra tenha início em janeiro de 2016. ”

A empreitada, planificada para 750 dias, encontra-se integrada num conjunto de investimentos, ao longo da Linha do Norte, com financiamento comunitário que totalizam 400 milhões de euros a executar entre 2016 e 2020.