free web
stats

Festa das Vindimas com circulações especiais

vindimas2A propósito da Festa das Vindimas de 2015 no Douro a CP Comboios de Portugal anunciou a realização de comboios especiais para os próximos dias 19 e 26 de Setembro. A proposta de passeio vem aproximar a principal actividade económica da região do Douro, a cultura do vinho, num momento singular como é a época das vindimas.

Ao contrário de 2014, em que foi usada uma automotora ( UTD 592 ) para as circulações especiais, as viagens de 2015 vão comportar um programa com máquina e carruagens: ” em 2015 os comboios serão efetuados com uma composição de máquina e carruagem, composta por 3 carruagens Corail de 2ª classe e 1 carruagem bar de 1ª classe.”

De acordo com fonte próxima da entidade, ” todas as atividades propostas no programa são bastante apreciadas pelos seus participantes. No entanto, estes destacam como momento alto, o corte, a apanha da uva e a participação nas “lagaradas”, “ refere.

A iniciativa mobilizou em 2014, de acordo com dados disponibilizados pela empresa, a aderência no passeio de mais de 350 participantes, “dos quais 72% eram turistas portugueses e os restantes estrangeiros, “ que  manifestaram o seu agrado e ” deram um parecer favorável ao programa. “

Para dia 26 de Setembro, data da segunda saída, a nível nacional estão programadas actividades no âmbito das Jornadas Europeias do Património, mas este comboio especial não fará parte do programa em que a CP participa. ” A realização do comboio de dia 26 de setembro não está enquadrada na participação da CP nas Jornadas Europeias do Património. Estamos de facto envolvidos noutras iniciativas, “ iniciativas a que o operador conta dar a conhecer em breve.

O programa, para os próximos dias 19 e 26 de Setembro, inicia-se em Porto Campanhã. A viagem, em comboio especial composto por máquina e carruagens, parte às 09h00 e chega à Régua pelas 10h55. Na Régua, ” após o transbordo para autocarro, a viagem prossegue até à Quinta de Campanhã, onde têm início as atividades propostas, como a visita guiada à adega da quinta, o almoço regional e a compra de produtos regionais. “

Ao nível do custo, o preço total do programa em 1ª classe é de 51,5 euros para adultos e 30,5 euros para crianças (dos cinco aos doze anos), enquanto em 2ª classe, varia entre 49,5 euros e 29,5 euros, conforme se trate de adulto ou criança.