free web
stats

Formação de Técnico Operacional de Sinalização Ferroviária já começou

img: Nuno Morão

img: Nuno Morão

A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou esta terça-feira, dia 29 de Setembro, o curso de formação inicial para Técnico Operacional de Sinalização Ferroviária. O programa destina-se a colaboradores de empresas interessadas em preencher os requisitos de qualificação para participar nos 4 concursos de manutenção de primeira linha que a IP deverá lançar até ao final de Outubro.

Fonte próxima da IP confirmou o inicio da formação, ao encontro do programa definido na “Estratégia de Manutenção de Sinalização Electrónica – Contratação da Manutenção de 1ª Linha”, com sete formandos. Adiantou ainda que são técnicos com experiência no sector de duas empresas interessadas em preencher os requisitos para participar no procedimento de contratação.

Recorde-se que, para além dos requisitos mínimos exigidos aos técnicos, as equipas têm de apresentar um mínimo de 15 elementos. Entre director técnico, engenheiros responsáveis pelo centro de manutenção, técnicos operacionais e técnico de segurança, saúde e higiene do trabalho. A formação inicial vai incidir na função de Técnico Operacional. Função que requer um mínimo de 10 elementos habilitados, com experiência, ou formação, na área de sistemas de sinalização ferroviária.

O curso de formação inicial para Técnico Operacional de Sinalização Ferroviária compreende sete módulos mais um de avaliação. Introdução à ferrovia e segurança, conceitos de sinalização, manutenção de sinalização, e sistemas de sinalização, mais avaliação, fazem parte de processo de passagem de conhecimento.

A formação de 96 horas ministrada pela Academia IP termina no dia 15 de Outubro. A adjudicação dos 4 lotes de Manutenção de 1ª Linha em sinalização deverá ser conhecida no inicio de 2016.