free web
stats

BNdP revisita 140 de Imprensa Empresarial em Portugal

boletim_cp_BNdP

«Boletim da CP» (n.º 1, jul. 1929), com capa de Cottinelli Telmo

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNdP) apresenta de 06 de Outubro até 31 Dezembro a exposição Imprensa Empresarial em Portugal: 145 Anos de Jornais de Empresa (1869-2014). Entre o acervo reunido encontra-se a publicação ferroviária “Boletim da CP” ou referência a Cottinelli Telmo.

A exposição posiciona-se como uma oportunidade para conhecer o percurso da imprensa empresarial e ” o papel desempenhado por empresas como a CP, Marconi, Caixa Geral de Depósitos e EPAL, “ na comunicação com os seus diferentes públicos: ” desde trabalhadores e colaboradores, até accionistas, clientes, fornecedores e revendedores, “ refere João Moreira dos Santos, comissário da exposição, e autor do livro Imprensa empresarial: da informação à comunicação.

Sobre o acervo reunido, nota da BNdP começa por adiantar que a exposição bibliográfica vem celebrar 145 anos deste género de imprensa. ” Tendo por base uma amostra relevante de publicações é possível seguir a história económica e política de Portugal dos últimos dois séculos, verificando os seus reflexos na linha editorial e gráfica dos chamados «jornais de empresa», a qual foi sendo alterada ao longo dos diferentes regimes políticos portugueses,” assinala. Amostra de publicações recolhida junto de um universo que reúne cerca de 900 títulos empresariais, publicados desde 1869 por empresas de vários sectores de actividade económica.

Mas, para além de ilustrar 145 anos do género, a exposição assinala também duas décadas passadas desde a edição, em 1995, de Imprensa empresarial: da informação à comunicação, de João Moreira dos Santos.

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada no horário regular da BNdP, na Galeria do Auditório – Piso 1, em Lisboa, até 31 de Dezembro.