free web
stats

DB Schenker deixa cair ligação ferroviária à Alemanha

dbTrainO operador logístico português DB Schenker, principal dinamizador da operação ferroviária Portugal Alemanha, oficializou um serviço rodoviário diário directo para os hubs de Mannheim e Paris, em detrimento da ligação ferroviária. A informação foi um dos temas abordados na cerimónia dos 50 anos da presença do operador em Portugal, assinalada quarta feira na base de Loures.

De acordo com o director geral da empresa Frank Gutzeit o serviço, que já se encontrava suspenso, não funcionou por questões operacionais comprometedoras da eficiência no transporte de mercadorias: ” o serviço estava parado às vezes uma semana, o que não pode ser. Tínhamos planos de emergência mas na realidade não funcionou. ” A perda de canais horários, com implicações na gestão de locomotivas e terminais, derivado a obras na via foram algumas das razões apontadas para o comprometimento do modo ferroviário, na cadeia logística terrestre para a Europa.

A intervenção junto da imprensa veio confirmar, por agora, o fim da ligação ferroviária entre Portugal e Alemanha, com passagem por Espanha e França, do operador. Embora o anúncio confirme oficialmente a alternativa ao serviço ferroviário, assegurada há mais de ano e meio para o velho continente por estrada, via Mannheim e Paris. O anúncio de desistência surge numa altura em que o corredor Atlântico apresenta disponibilidade de canais horários.

Disponibilidade aproveitada desde à um ano pelo serviço ferroviário diário Transfesa, do grupo DB Schenker, em parceria com a CP Carga na ligação ibérica de Alfarelos – Barcelona. ” A operação é feita pela Transfesa, como é uma empresa do grupo partilhamos com eles a exploração dessa linha. Funciona bem, a capacidade é limitada e não dá para explorar muito mais, “adiantou Jorge Carvalho, responsável pela área de marketing da DB Schenker Portugal.

A DB Schenker Portugal integra a divisão de Transporte e Logística da empresa Deutsche Bahn AG apontada como um dos líderes mundiais em serviços integrados de logística, transporte terrestre, aéreo e marítimo.