free web
stats

Alcácer acolheu exercício FERROEX 2015

ferroAlc

img: IP

Realizou-se este sábado na estação de Alcácer, no Distrito de Setúbal, o exercício ‘FERROEX 2015”. O exercício de simulação de procedimentos de emergência ferroviária visou promover a capacidade de reacção dos intervenientes em caso de incidente.

Neste exercício, destaca a IP, foi contemplado o cenário previsto nos planos de emergência para a frenagem e imobilização prolongada de comboio de serviço comercial ao avistar uma árvore caída sobre a linha férrea e um automóvel que se aproximava da estação de Alcácer do Sal, e que ficou imobilizado junto ao comboio. Situações que despoletaram a prestação de socorro aos passageiros e evacuação dos feridos, e o carrilamento da unidade acidentada.

O objectivo desta intervenção conjunta, na resolução da ocorrência, visou demonstrar que o estudo e a planificação dos cenários pré-definidos, correspondem às necessidades objectivas num dos casos possíveis de perturbação na exploração ferroviária na linha ferroviária, destaca a empresa gestora da rede rodo ferroviária.

A IP e os parceiros, planearam e conduziram o exercício ‘FERROEX 2015’, envolvendo os Agentes de Proteção Civil (APC) e entidades cooperantes de âmbito distrital.

Após o fim do exercício, desenvolveu-se uma sessão de debrifieng, para debater os principais aspectos associados ao exercício. Ficou evidenciado, de acordo com a IP, a capacidade de actuação das várias entidades cooperantes, nomeadamente a ANPC.

O exercício foi organizado entre a Infraestruturas de Portugal (IP), o operador CP e a ANPC, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (CDOS). Envolveu meios de resposta reais e incidiu sobre as infraestruturas incluídas no seu âmbito de actuação. O objectivo testou os procedimentos operacionais previstos no plano de emergência geral.