free web
stats

Reversão da IP poderá levar António Ramalho a deixar presidência

CCO Lisboa

CCO Lisboa

A fusão Estradas de Portugal e Refer “tem um rosto, tem uma cara, e tem uma convicção, e eu, António Ramalho, sou o rosto da fusão,” adiantou o gestor publico quando questionado sobre o eventual cenário de reversão do processo de fusão IP entre ferrovia e rodovia, pelo Jornal de Negócios.

À margem da Conferência “novos líderes, novas estratégias”, da revista Exame, o actual presidente da IP respondeu que tem convicção que o bom senso prevaleça, mas não explicou como se posiciona face a uma eventual cisão da IP promovida por um novo Executivo com opções diferentes da linha dos últimos quatro anos.

No entanto, respondeu ao jornal, que ” neste caso seguramente não irei repetir”, quando a publicação lembrou o cenário de fusão e posterior cisão do grupo Champalimaud, onde participou.

A conjuntura apresenta-se incerta a três níveis. Desde logo por uma esperada clarificação vinda do presidente da Republica, e que passa pela nomeação do XXI Governo Constitucional. Opção que poderá significar uma inversão na estratégia da pasta das Infraestruturas, Transportes e Comunicações.

A entrada de propostas legislativas, e onde se destaca a Projecto de Lei que prevê a cisão da IP nas empresas publicas que lhe deram forma, posiciona-se como outro aspecto. O documento, apresentado pelo PCP na Assembleia da Republica, pretende reverter a fusão entre Refer e Estradas de Portugal, quando o processo  se encontra a 20% da conclusão.

O foco nas mercadorias, que pode vir a ser partilhado pelos passageiros, poderá ser outro elemento a pesar na nitidez da conjuntura. Para o final da semana a agenda parlamentar vai votar o Plano Ferroviário Nacional. A proposta dos Verdes e BE pretende recomendar ao próximo Governo mais iniciativa na mobilidade ferroviária de passageiros. A aprovação poderá significar um olhar diferente para as prioridades definidas no PETI3+.

De resto, e a acompanhar a incerteza da conjuntura, António Ramalho têm-se movimentado e desmultiplicado na apresentação da empresa e divulgação de uma estratégia ferroviária e rodoviária:

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.