free web
stats

Nomad Tech integra comitiva portuguesa no “Train to Paris”

lousDN_04

img: Daniel Nogueira

A empresa que fornece soluções tecnológicas para o sector ferroviário Nomad Tech vai fazer parte da delegação Portuguesa na campanha verde “Train to Paris”. A iniciativa, que se encontra em andamento, tem como ponto alto uma cerimónia que vai juntar convidados de todo o mundo este sábado, na sede da União Internacional de Caminhos de Ferro, em Paris.

A UIC promoveu, para destacar o meio ferroviário na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21) como uma alternativa mais verde para o ambiente,  uma rede sincronizada de comboios que deverá chegar a Paris este fim de semana. A delegação portuguesa, que comporta a Nomad Tech, segue de comboio de Lisboa e vai estar presente em Paris.

A Nomad Tech encaixa-se neste evento através de um convite da CP Comboios de Portugal, derivado a um dos segmento do portefólio ajudar a materializar as ambições europeias no que respeita a politicas ambientais. Na linha de produtos e soluções da empresa, uma das três grandes áreas centra-se na eficiência energética.

A Nomad Tech tem colaborado com a CP na implementação de metodologias de eficiência energética, que vão desde telemedição de energia ou Eco Driving, na frota electrica da empresa, em Portugal. Soluções que têm passado, em particular na rede suburbana do operador, por promover soluções de optimização de condução e da operação na gestão de energia por um lado. Por outro, um papel desempenhado na convergência e aproveitamento das directivas europeias que promovem a defesa do ambiente. Metas ambientais que apontam para a necessidade de redução das emissões de carbono em 20%, e gestão eficiente de energia.

Sistema de eficiência energética, que adiantou fonte próxima da tecnológica ferroviária, se estende também ao diesel. O exemplo vem da Polónia, onde a empresa tem desenvolvido soluções de eficiência energética aplicadas ao parque diesel existente naquele país.

A presença da empresa na campanha UIC vem confirmar, não só a oportunidade do sector em responder aos desafios europeus de desenvolvimento tecnológico no enquadramento ferroviário, mas também a vontade do modo de transporte se assumir como alternativa mais verde.

De acordo com a UIC a participação portuguesa na Campanha “Train to Paris” está a cargo da CP. O evento de amanhã dia 28 de Novembro, poderá ser seguido, entre a 18 e as 20 horas, live via site da iniciativa ecológica em http://traintoparis.org/