free web
stats

Modelismo ferroviário: Caminho de Ferro do Monte 1:87

CFmadeiraModForam recentemente divulgadas imagens do protótipo de um modelo à escala 1:87  do já desaparecido Caminho de Ferro do Monte. O meio de transporte circulou na cidade Funchal, na ilha da Madeira. O modelo de série limitada surge como um produção Sudexpress e FerroTrain,

Embora ainda não seja conhecida a data de lançamento, a série será limitada, devendo comportar a edição entre 30 a 50 exemplares. O modelo, em kit, irá apresentar-se em duas versões. Um kit composto de máquina e carruagem, ou máquina, carruagem e um vagão.  A acompanhar as duas versões um metro de carril de cremalheira.

Em ambas as versões com a parte estimulante de deixar em aberta a possibilidade de compor uma maqueta com mais de um metro de via.

.

A propósito da divulgação de imagens do protótipo do Caminho de ferro do Monte aproveitamos para falar com Armando Lobato, do grupo Avaliare Engenharia, sobre mais um proposta de modelismo ferroviário com base no imaginário português.


Apontamento recolhido na sequência do artigo da entrada em produção da locomotivas electricas da série 2500/2550.

.

Referir ainda que o primeiro troço do Caminho de ferro do Monte foi inaugurado em 1893. Ligou então Pombal e a Levada de Santa Luzia, no dia 16 de Julho. A extensão total só é alcançada quase vinte anos depois, com a chegada ao Terreiro da Lua, a 24 de Julho de 1912.  Vencia um desnível 850 metros, e apresentava um comprimento de quase quatro mil metros. O caminho de ferro do monte tinha capacidade para transportar cerca de 400 passageiros.

Circularam na ferrovia de cremalheira locomotivas construidas pelas casas Maschinen-Fabrick Esslingen, e SLM Winterthur. O parque de material circulante compreendeu ainda carruagens de passageiros e vagões.