free web
stats

Hoje passei pelo “República” à procura do Comboio Presidencial.

comboioPresidencial_01

Comboio Presidencial – Hemeroteca de Lisboa

A Hemeroteca de Lisboa está aberta ao Sábado à tarde. Passei por lá à procura do Comboio Presidencial na Visita Oficial que Isabel II realizou a Portugal em 1957. O Estado Novo ainda respirava aproveitando os ares do leste da Europa, começam as emissões regulares da RTP, e Isabel II retribuía a simpatia da passagem do Presidente da Republica Craveiro Lopes por Inglaterra; com uma visita Oficial de 4 dias a terras lusas. Entre 18 e 21 de Fevereiro.

Segundo o jornal de época “Republica”, a chegada a Portugal foi discreta. Aterrou no Montijo a 16 de Fevereiro, sem cerimónias oficiais, com destino a Setúbal para reencontrar seu marido, o duque de Edimburgo. Este, segundo as publicações da época, como o diário “República”, regressava de uma jornada a bordo do Iate “Britannia”, que durava há mais de 4 meses.

É por volta das 4 da manhã do dia 18 de Fevereiro, segundo o já citado jornal “Republica”, que o Iate Real se faz rumo a Lisboa para dar início à visita oficial. A rainha é recebida no Terreiro do Paço, de onde segue de Coche, com banhos de multidão, até ao Parque Eduardo VII. Para depois de uma cerimónia Oficial, rumar de carro até ao Palácio de Queluz, residência oficial durante a estadia. Ainda no dia 18 é recebida por Craveiro Lopes, e está presente numa cerimónia em sua homenagem oferecida pelo Chefe de Estado no Palácio da Ajuda. O dia termina com um jantar de gala no Palácio de Queluz.

comboioPresidencial_03

Boletim da CP – 534 ( 1957 ) – Hemeroteca de Lisboa

O dia 19 de Fevereiro de 1957, segundo a publicação periódica “Republica” passa pela zona ribeirinha de Belém, e ruma depois à Praça do Município para um almoço oferecido. O jantar da monarca acontece na embaixada do seu país e segue depois para uma récita em sua homenagem no Teatro São Carlos.

Batalha, Alcobaça e Nazaré são motivo de “excursão” no dia 20. A zona Saloia e o Ribatejo saludam a rainha em cortejo com batedores. À noite, Isabel II, oferece um jantar a bordo do “Britannia”. Lisboa é iluminada com fogo-de-artifício.

O aeroporto da Portela vê partir pela manhã de dia 21 a monarca Inglesa para uma visita à cidade do Porto. Onde é recebida com alegria e calor humano. Mais tarde ruma a Pedras Rubras para regressar a casa.

A passagem pela Hemeroteca, deu ainda tempo para ilustrar o texto com imagens de o “Século Ilustrado”, e a “Revista Flama”. Ou olhar para a abordagem da visita cinquenta anos depois pelo DN em 2007. A linha, e suporte, do texto ficou pelo Jornal Républica.

comboioPresidencial_02

Boletim da CP – Curiosidade – Hemeroteca de Lisboa

Existe vontade em associar a visita ao comboio, não dei com ele na “Republica”. Fiquei com dúvidas que tenha andado na visita, mas ainda assim pode andar escondido em alguns buracos  …

Outras linhas:
- http://www.fmsoares.pt/aeb_online/ (diário de Lisboa)
-http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/RevMunicipal/N72/N72_master/N72.pdf  (resumo da viagem oficial por uma publicação lisboeta)