free web
stats

MNF: Recuperar a 001 está nas prioridades de 2016

mnf001

img: MNF

Colocar a locomotiva 001 em estado de marcha encontra-se entre as prioridades do Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento. A lista de prioridades para 2016 compreende ainda a recuperação da Central Eléctrica e criação de um Hostel dentro do espaço museológico, adiantou Jaime Ramos à webrails.tv .

Com a entrada do novo ano e questionado sobre quais serão ao projectos do Museu Nacional Ferroviário, o presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário destacou a 001 operacional: “Para nós era muito importante conseguir recuperar a 001 para termos vapor vivo. Porque sabemos que é um anseio de todas as pessoas que gostam de caminho de ferro”.

No entanto não deixou de sublinhar que a execução desta, e das outras prioridades, estará sempre dependente do que o Orçamento de Estado reservar ao Museu, bem como o apoio comunitário em preparação: “Tudo depende de como evoluirá este quadro comunitário, e como será o Orçamento de Estado”, referiu.

Para além do vapor em movimento, Jaime Ramos espera também aumentar a oferta e o atractivo do Museu em 2016, com o aproveitamento da antiga Central Eléctrica, e a criação de um Hostel: “Temos em perspectiva fazer um Hostel. Já temos as carruagens no lugar”, adiantou. Prioridades que deverão completar o Plano de Actividades previsto para o Museu.

De destacar ainda, para este ano, a entrada em funcionamento de um circuito de modelismo tripulado. O Museu já tem tracção, uma réplica de uma locomotiva 1400 da CP, e carruagens inspiradas no material circulante que forma o Comboio Presidencial. Os carris vão ser produção interna do Museu, e estão em montagem.