free web
stats

Processo de venda da CP Carga perto da assinatura final

mercadorias_O ministro do Planeamento e das Infraestruturas confirmou alienação da empresa CP Carga do operador público CP Comboios de Portugal. Referiu Pedro Marques que não houve compromisso político e por isso o processo de privatização está em curso.

Questionado esta quinta-feira, à margem de uma intervenção no aeroporto de Lisboa, pela Antena 1, Pedro Marques respondeu: “Como sabem não estava nem no programa do governo, nem nos acordos políticos que efectuamos, essa empresa não estava entre aquelas que se previa a reversão. Mas é um processo que nem sequer está concluído”, e adiantou mais à frente, “que está em curso”.

A FECTRANS reagiu em comunicado ainda na quinta-feira depois de ter lançado um ultimato ao ministério. Respondeu que existe ” falta de vontade política para resistir à privatização da CP Carga” por parte do Executivo, e que este se prepara para viabilizar “um negócio ruinoso para o Pais, já que ir-se-á entregar o valor de 116 milhões aos privados para receber apenas 2 milhões”.

Entretanto já fez saber esta sexta-feira, para reivindicar a suspensão da venda da CP Carga, que os ferroviários irão promover uma concentração em frente à residência oficial do primeiro-ministro na próxima quarta-feira.

A plataforma sindical deu ainda a conhecer, via comunicado, um extracto do caderno de encargos reservado que lançou o concurso promovido pela antiga pasta das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, liderada por Sérgio Monteiro. No documento o Banco Big apresenta um plano de reestruturação, e onde é lançada uma projecção a 5 anos do operador.

O dossier continua em andamento. Depois da “não oposição” da Autoridade da Concorrência teve “luz verde” para avançar a concretização. Na actualidade, garante o ministro, a venda da CP carga à MSC encontra-se em andamento. Para concluir o processo falta rubricar o contrato final. A webrails.tv apurou ser esperado por parte do comprador que o encerramento do dossier ocorra antes de Janeiro terminar.