free web
stats

Zona Norte – Reformulação da malha Urbana – Comboios – Novos Horários

Há semelhança de vários testes e estudos, alguns deles implementados no terreno, demonstraram que são viáveis e funcionam com clareza, isto é, respondem eficazmente à procura por parte do cliente e permitem a empresa maximizar o material circulante por um lado, e por outro, criam corredores livres para outro tipo de circulações.

O facto de termos, actualmente, comboios a sobreporem-se no espaço físico efectuando paragens em locais onde a procura é escassa ou nula, gera um índice muito elevado em desperdício energético e temporal, com consequências tanto para a empresa como para o cliente.

Nesse sentido, elaborei uma proposta que visa maximizar o transporte urbano na Região Norte e que abarca as cidades satélites em redor da Área Metropolitana do Porto e outras regiões que têm tráfego constante entre o grande pólo Porto e as cidades em redor – Braga, Guimarães, Penafiel.

Vamos olhar para este mapa esquemático:

esquemaTransportes

Os algarismos entre estações representam a distância em km.

O troço mais congestionado nesta malha é entre Porto (Campanhã) e Ermesinde, que já devia ter sido objeto de alargamento, passando da actual via dupla, para via quádrupla, o que ainda é viável, no troço Rio Tinto – Ermesinde.

O sistema que proponho é o seguinte:

1 – Não faz sentido irem todos os comboios urbanos a Porto S. Bento, há que rentabilizar o serviço e usar as várias linhas disponíveis em Campanhã.

2 – Colocar comboios urbanos (Linha violeta, verde, vermelha) a parar nas mesmas estações e apeadeiros nos troços em que são comuns, é uma forma de saturar a linha e o serviço, não oferecendo rapidez e fluidez no transporte.

Análise per si de cada linha colorida:

a) – Linha Amarela – comboios Diesel regionais entre Nine e Viana do Castelo e Viana do Castelo e Valença, com enlace em V. do Castelo. Apenas os comboios da categoria IN e IR são directos a Porto Campanhã, com paragem em Barcelos, Famalicão e Trofa.

b) – Linha Verde – comboios urbanos com paragem em Porto Campanhã, Ermesinde, São Romão, Trofa, Lousado, Famalicão, Mouquim*, Louro*, Nine, Couto de Cambezes*, Arentim, Ruilhe*, Tadim, Aveleda*, Mazagão*, Ferreiros* e Braga. Os apeadeiros que possuem o símbolo * significa que a paragem é efectuada de duas em duas horas de 2ª a sábado e aos domingos e feriados, param em todas as estações e apeadeiros entre Famalicão e Braga.

c) – Linha Laranja – comboios urbanos com paragem em todas as estações e apeadeiros entre Porto S. Bento e Famalicão.

d) – Linha Violeta – comboios urbanos entre Porto S. Bento e Guimarães, com paragem em Ermesinde, S. Romão, Trofa, Lousado, Santo Tirso, Caniços*, Vila das Aves, Giesteira*, Lordelo*, Cuca*, Pereirinhas*, Vizela, Nespereira*, Covas* e Guimarães. Os apeadeiros que possuem o símbolo * significa que a paragem é efectuada de duas em duas horas de 2ª a sábado e aos domingos e feriados, param em todas as estações e apeadeiros entre Lousado e Guimarães.

e) – Linha Vermelha - comboios urbanos entre Porto S. Bento e Caíde, com paragem em Porto Campanhã, Ermesinde, Cabeda*, Suzão*, Valongo, S. Martinho do Campo*, Terronhas*, Recarei, Parada*, Cête, Irivo*, Oleiros*, Paredes, Penafiel, Bustelo*, Meinedo*, e Caíde. Os apeadeiros que possuem o símbolo * significa que a paragem é efectuada de duas em duas horas de 2ª a sábado e aos domingos e feriados, param em todas as estações e apeadeiros entre Valongo e Caíde.

f) – Linha Azul – comboios Diesel regionais entre Caíde e Régua. Paragem em Oliveira*, Vila Meã, Recesinhos*, Livração, Marco de Canavezes, Juncal*, Pala*, Mosteiro, Aregos, Mirão*, Ermida, Porto de Rei*, Barqueiros*, Rede, Caldas de Moledo*, Godim e Régua. Os apeadeiros que possuem o símbolo * significa que a paragem é efectuada de duas em duas horas de 2ª a sábado e aos domingos e feriados, param em todas as estações e apeadeiros entre Livração e Régua.

g) – Linha Cinza – comboios Diesel Inter-regionais entre Pocinho e Porto Campanhã. Paragem em Ermesinde, Penafiel, Caíde, Marco de Canavezes, Mosteirô, Ermida, Rede, Régua, Covelinhas, Ferrão*, Pinhão, Tua, Alegria*, Ferradosa, Vargelas*, Vesúvio*, Numão* e Pocinho. Os apeadeiros e as estações que possuem o símbolo * significa que a paragem é efectuada quando haja passageiros além da Régua 2ª a sábado. Aos domingos e feriados, param em todas as estações e apeadeiros entre Régua e Pocinho.

h) – Linha Castanha – comboios urbanos com paragem em todas as estações e apeadeiros entre Porto S. Bento e Estarreja.

i) – Linha Rosa – comboios urbanos com paragem em Porto Campanhã, General Torres*, Gaia, Valadares*, Granja*, Espinho, Esmoriz*, Ovar, Válega*, Avanca*, Estarreja, Salreu*, Canelas*, Cacia, e Aveiro. As estações e os apeadeiros que possuem o símbolo * significa que a paragem é efectuada de duas em duas horas de 2ª a sábado. Aos domingos e feriados, param em todas as estações e apeadeiros entre Estarreja e Aveiro.

Aveiro, 30 de Maio de 2015

Pedro Zúquete