free web
stats

Assinatura da CP Carga é amanhã

O processo de venda do operador de mercadorias publico deverá estar concluído esta quarta-feira. Adianta a Lusa: “a venda de 95% do capital da CP Carga à operadora ferroviária suíça MSC será concluída na quarta-feira”.

Nota da CP Comboio de Portugal informa que a assinatura efectuar-se-á ao final do dia. Pela parte portuguesa será a CP a assinar, como accionista da CP Carga, e como comprador a MSC Rail, vencedora do processo concursal.

Referir que o dossier transitou do anterior executivo, foi lançado por Sérgio Monteiro, deverá estar concluído amanhã. O desfecho anunciado confirma intervenções recentes do ministro Pedro Marques, referindo-se ao processo como estando em curso.

Posição confirmada também por António Costa no Parlamento: “este é um dos pontos relativamente aos quais não estamos de acordo, nem quanto aos fins, nem quanto às condições”, respondeu então o primeiro ministro ao líder do PCP quando questionado sobre se a privatização  da CP Carga era para avançar ou não.

Posição contrária têm os sindicatos. Vêem no processo uma perda para o Estado, e o continuar do desmantelar do sector ferroviário em Portugal. Situação justificada com progressivo desmembramento da CP.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.