free web
stats

Pedro Marques anuncia 450 M ano para a ferrovia de mercadorias

Porto_de_Setubal_ferrovia_1136_2(1)O investimento anual médio previsto em obras na infraestruturas ferroviárias nos próximos 6 anos ronda os 450 milhões de euros. A indicação foi avançada pelo ministro das Infraestruturas na sede da IP no Pragal. Na intervenção confirmou o foco do investimento nas mercadorias, e sintonia com a actual administração da IP.

“Agora voltamos a lançar um programa de cerca de 450 milhões de euros, por ano, de investimento em ferrovia. E muito em particular, como eu dizia, para libertar o modo de ferrovia de mercadorias”, adiantou depois da intervenção de António Ramalho, que deu a conhecer o plano de investimento ferroviário da IP até 2020.

Na primeira visita que fez à casa da IP, Pedro Marques, referiu ainda que espera, com a modernização da linha da Beira Alta (corredor norte), reduzir o custo das mercadorias. “A estimativa que temos dessa redução dos custos do transporte de mercadorias em ferrovia, possa ser na ordem dos 15%, por via deste aumento de capacidade do material disponibilizado”. Referia-se a utilização de comboios de 750 metros.

Investimento e prioridade, que já na parte de perguntas e respostas dos jornalistas, motivou uma questão ao presidente da CP. O jornalista do Público aproveitou a deixa

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.