free web
stats

Restabelecida a circulação ferroviária entre Alfarelos e Coimbra B

Embora com restrições a Infraestruturas de Portugal anunciou que a circulação ferroviária encontra-se restabelecida entre Alfarelos e Coimbra B na Linha do Norte. Situação que se estende com limitações a outros pontos da rede com ocorrências.

Segundo a empresa: “Este troço encontrava-se interrompido devido a inundação da via e a parcial descida do nível de água permitiu agora restabelecer a circulação de comboios”, embora a circulação se processe com com limitação de velocidade em ambos os sentidos.

O nível de água chegou ao meio metro de altura, e só muito lentamente começou a descer, adiantou contacto próximo da IP. Basta lembrar que na parte da manhã de hoje ainda foi possível ouvir nas estações da linha de cintura, em Lisboa, o anuncio da ligação CP feita com recurso a transbordo rodoviário, no troço afectado.

A rede ferroviária nacional esteve limitada devido ao mau tempo que se fez sentir este fim de semana. O passado domingo acabou por ser um dia de referência nas ocorrências.

“As condições climatéricas adversas que se têm feito sentir ao longo do fim de semana, têm obrigado à implementação de restrições à circulação na rede ferroviária nacional”, dava conta nota da IP no dia 14. Por essa altura a circulação na Linha da Beira Alta era dada como suspensa: “por falta de energia entre St. Comba Dão e Carregal do Sal”.

Derivado a inundações de via, estiveram interrompidos troços na Linha do Norte, no já citado troço de Alfarelos, e entre Aveiro e Estarreja. Também a Linha do Vouga entre Aveiro e Eirol sentiu o poder da natureza. Situação que só a descida das águas veio a normaliza, embora com reservas, e monitorização da IP.

Sobre as ocorrências adiantava a nota da IP de dia 14: “O restabelecimento da circulação nestes troços das Linhas do Norte e do Vouga está dependente da descida do nível das águas, altura em que serão avaliadas as condições das infraestruturas, para que possam ser realizadas as intervenções necessárias para a sua reactivação em segurança”.

O troço entre Aveiro e Estarreja, na Linha do Norte, que também esteve interrompido derivado às inundações, viu restabelecida a circulação na manhã de dia 14. Estando ainda a circular-se com precaução.