free web
stats

Troço Caíde – Régua com sinalização renovada

img: Tiago Miranda

img: Tiago Miranda

A Infraestruturas de Portugal executou os trabalhos de montagem de um novo Posto de Sinalização Electromecânica na Estação de Livração. A concretização desta intervenção adianta a empresa, “fica concluído o processo de renovação da sinalização no troço Caíde – Régua, na Linha do Douro”.

Sobre o processo o gestor explica: “A execução da montagem do referido Posto foi antecedida de diversos trabalhos de construção civil, nomeadamente, a execução de caminho de cabos, maciços de sinal e beneficiação da sala técnica, para instalação de bastidor e sistema de alimentação, bem como do fornecimento e instalação de cabos de sinalização e diversos equipamentos, criando as condições infraestruturais necessárias à implementação do projecto”.

A acção insere-se no âmbito do plano que a IP está a implementar de modernização dos sistemas de sinalização ferroviária, substituindo a tecnologia de origem mecânica existente, por sinalização electromecânica, que proporciona um reforço das condições de segurança e melhoria da operação e fiabilidade da infraestrutura.

Este novo sistema, colocado ao serviço desde meados de Fevereiro, irá permitir rever a Tabela de Velocidade Máxima na zona e  consequentemente eliminar a restrição de 60 km/h existente na Estação de Livração.